Agora, quem dá a bola é o Santos. O hino ecoando antes do início da partida emocionou e marcou para sempre a vida de dezenas de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da UE Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras). Em uma ação especial da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Santos Futebol Clube, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o Memorial das Conquistas e assistir ao jogo entre Santos e Fortaleza, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para muitos, foi a primeira vez pisando no gramado histórico do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), um momento que uniu aprendizado, inclusão e amor pelo futebol.
O passeio começou com uma verdadeira viagem no tempo. No Memorial, os alunos revisitaram a gloriosa trajetória do Santos, observaram de perto relíquias que fazem parte da história do futebol brasileiro, como a camisa e a estátua do eterno Pelé, bolas marcantes de grandes gols e um acervo dedicado ao ídolo Neymar Jr. Após o tour, o grupo conheceu a tradicional sala de entrevistas e seguiu para o estádio, onde acompanhou a partida nas cadeiras da Seção 102.
Mais do que um passeio, foi um momento de reconhecimento, inclusão e valorização. Muitos estudantes, que equilibram trabalho, família e estudos, se emocionaram ao entrar no estádio pela primeira vez, sentindo a vibração das arquibancadas e a energia contagiante da torcida santista. A ação foi viabilizada pela Seduc, que ao entrar em contato com o clube centenário, mencionou o entusiasmo de alunos do EJA apaixonados pelo Santos. Sensível à causa, o clube prontamente se dispôs a receber o grupo, definindo a data do encontro para o sábado (1º).
A expectativa começou alta, enquanto o frio dominava a barriga daqueles que estavam vendo o clube do coração. “Esta é a minha primeira vez aqui. Quero ver o Neymar pela primeira vez. Ele jogou muito bem pelo Brasil e hoje tenho quase certeza de que o Santos vai vencer por 3 ou 4 a 0”.
Mesmo com o empate em campo persistindo, a experiência foi marcante. Os alunos aproveitaram o conforto e a vista privilegiada das cadeiras próximas ao gramado, além de petiscos oferecidos gratuitamente, pipocas, salgadinhos, cachorro-quente e bebidas.
O gol de empate do Santos, marcado aos 30 minutos do segundo tempo, fez explodir a emoção dos torcedores. A aluna Janaina Santos resumiu o sentimento. “Para mim, é emocionante. Está sendo uma experiência maravilhosa, estou adorando cada momento".
Secretário adjunto de Educação, Victor César, destacou a importância da ação. "É extremamente gratificante poder concretizar, em curto prazo, uma das metas da Secretaria, servir como canal e ferramenta de transformação. Este evento representa a realização de sonhos e experiências que ficarão para sempre na memória dos nossos alunos".
.
Por Luis Gomes