A volta às aulas da rede municipal de São Vicente foi marcada com ações de acolhimento de alunos e familiares, reforçando o compromisso com um ambiente escolar mais humano, organizado e participativo.
Entre as iniciativas realizadas na primeira semana de fevereiro, a AMEI Jardim Guaçu – Duque de Caxias promoveu o Projeto “Acolhida – Volta às Aulas”. Estudantes da unidade que se destacaram no ano anterior pela simpatia, boa socialização e postura colaborativa, atuaram como ‘alunos acolhedores’. O grupo auxiliou na recepção dos colegas e responsáveis, orientando, incentivando a participando das atividades, num clima de integração e pertencimento.
A coordenadora da unidade, Paula Gobbo, compartilhou a experiência ao planejar o dia. “Quando idealizei o Projeto Acolhida, pensei em proporcionar a oportunidade das crianças serem protagonistas desse momento, estimulando a interação entre eles. Foi uma ocasião muito significativa, marcada por reencontros e pela recepção dos novos estudantes”. Para a líder pedagógica Susan Pinheiro, "a expectativa para este ano letivo é que a escola continue sendo espaço de sonhos, afeto e transformação na vida dos nossos alunos”.
O projeto teve como foco estimular a empatia, a cooperação, o protagonismo e a responsabilidade dos alunos. Antes do retorno às aulas, os participantes passaram por uma capacitação especial, recebendo orientações sobre suas funções e colaborando na organização e decoração dos espaços escolares, tornando o ambiente ainda mais afetivo e convidativo.
A Secretária Municipal de Educação, Michelle Paraguai, destacou a importância do início do ano letivo. “A primeira semana foi bastante positiva, com boa participação dos estudantes, equipes engajadas e um acolhimento preparado com muito cuidado para receber nossos alunos. A volta às aulas é sempre um momento de renovação das expectativas e de reafirmarmos o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade”, afirmou a titular da pasta, acrescentando que a meta para 2026 é de “fortalecer a aprendizagem, desenvolver projetos que contribuam para o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes e garantir que cada unidade educacional seja um espaço de oportunidades, acolhimento e transformação”.
Assim como na AMEI Duque de Caxias, as unidades da rede municipal organizaram o retorno às aulas com foco no acolhimento, na organização e no fortalecimento dos vínculos entre escola e comunidade.
Por - Felipe Falcão