Na manhã desta terça-feira (23), a AMEI Emília (Tancredo), em São Vicente, inaugurou a “Sala Azul de Cultura Oceânica" da unidade, iniciativa inédita que fortalece a educação ambiental e aproxima os pequenos do universo marinho. O espaço foi viabilizado após a unidade conquistar o Selo Azul, reconhecimento internacional concedido a instituições que se destacam na valorização da cultura oceânica e da sustentabilidade, em alinhamento às diretrizes da ONU.
Na prática, o novo ambiente será dedicado a atividades educativas e de conscientização sobre a importância dos oceanos, incluindo conteúdos sobre biodiversidade, história marinha e preservação ambiental. Um dos destaques será o túnel sensorial, onde os visitantes poderão vivenciar experiências imersivas relacionadas ao ecossistema marinho. Além de contar com livros educativos, pinturas e várias atividades práticas e imersivas.
Presente na inauguração, a Secretária de Educação, Michelle Paraguai, agradeceu o convite e reforçou a importância de iniciativas como estas para os alunos e toda a sociedade: “Essa sala com certeza fará a diferença na vida dos pequenos, levando todo o aprendizado para a casa, para a família. Tudo o que vocês fazem hoje é um exemplo, uma referência e eu tenho muito orgulho de todo o trabalho pensado e voltado à educação e aos alunos que vão passar por aqui. Fico muito feliz toda vez que venho aqui, obrigada pelo convite! Parabéns!”, concluiu.
A diretora da unidade, Maria de Lourdes, compartilhou, emocionada, um pouco de como surgiu a ideia da sala: “A “Sala Azul” nasceu do desejo de fortalecer a sustentabilidade e a união na nossa escola. Transformamos a antiga brinquedoteca em um espaço de aprendizado construído coletivamente, com criatividade e participação dos professores e famílias, para desenvolver nossos alunos em todos os aspectos - social, intelectual e emocionalmente”.
Por Rafael Dias




