A manhã desta quinta-feira (4) foi marcada por muita emoção e orgulho na AMEI Narizinho (Náutica III), em São Vicente. Com direito a tapete vermelho, aplausos e certificados, os alunos da turma de teatro foram homenageados pela conquista no Fescete 2025 (Festival de Cenas Teatrais), onde competiram com 18 equipes e faturaram o 3º lugar na categoria Estudantil A, voltada a crianças de cinco a seis anos.
A peça apresentada pelos pequenos, intitulada “A menina da cabeça quadrada”, foi inspirada no livro da autora Emília Nuñez e adaptada especialmente para os alunos pela professora Daiane Sandra, idealizadora do projeto de teatro da escola. As atrizes mirins Alice Batista da Costa e Ana Valentina foram premiadas com o título de destaque da categoria.
Durante a cerimônia na escola, a emoção tomou conta de todos os presentes, alunos, professores e familiares. A professora Daiane Sandra se comoveu ao relembrar o processo de criação da peça e o talento demonstrado pelas crianças ao longo do projeto.
“Estou muito contente com o resultado desse trabalho. Os figurinos fomos nós que fizemos com muito carinho. Essa turma é muito especial. Desde o ano passado, quando eles tinham quatro aninhos, eu já percebi o talento deles. Quando assumi essa turma novamente, pensei na hora: vou levá-los para o Fescete este ano. É um festival muito conhecido, vêm pessoas até de São Paulo para assistir. Competimos com 18 cenas e fomos os únicos da educação infantil, porque muita gente tem medo de colocar crianças pequenas", destacou Daiane.
A professora também reforçou a importância pedagógica do teatro no processo de desenvolvimento infantil.
“O teatro trabalha tudo, oralidade, contato com vários gêneros textuais, expressão corporal. E é visível a evolução deles em todos os aspectos. Também ganhamos destaque no cenário, que foi feito com papelão e materiais recicláveis”, finalizou.
E não faltou emoção por parte das pequenas atrizes premiadas. Ana Valentina, de apenas cinco anos, comentou, entusiasmada:
“Eu achei muito legal. Foi uma escolha muito legal da tia Daiane. A gente ficou muito feliz e agradeceu à tia por isso”.
Alice Batista também compartilhou sua empolgação. “Eu adorei! Amei ficar lá no teatro. E a gente até ganhou o prêmio de melhor atriz! Fiquei muito feliz”.
Nathalia de Moraes Nunes, mãe de Levi Gabriel, um dos atores mirins, reconheceu a importância do teatro na vida das crianças. “O teatro é muito importante na vida, não só da criança, mas de todos. Todo mundo deveria fazer teatro, para aprender a se expressar. Na educação infantil, observando a evolução do meu filho, ele aprendeu muito mais do que só teatro, ele hoje se expressa muito melhor, ele consegue descrever o que está sentindo, está com uma coordenação motora melhor e isso tudo eu acredito que o teatro ensinou. Muito mais que a peça, o teatro ensinou meu filho a viver melhor socialmente”.
Na sequência, os pequenos artistas foram convidados a apresentarem a montagem no auditório da Secretaria Municipal da Educação (Seduc) (Av. Capitão-Mor Aguiar 798 - Centro), emocionando novamente o público.
A Secretária de Educação, Michelle Melo Paraguai, destaca a relevância da peça e seu impacto educativo:
"A Menina da Cabeça Quadrada aborda o lado educacional do uso de telas de forma brilhante, mostrando como o excesso pode impactar o desenvolvimento infantil. Através de uma narrativa cativante e das atuações genuínas das crianças, a peça ensina sobre a importância do equilíbrio, da interação social real e do estímulo à criatividade. É uma ferramenta poderosa para pais, educadores e, claro, para as próprias crianças entenderem os limites saudáveis da tecnologia. Um verdadeiro presente da AMEI Narizinho para a educação e o bem-estar de nossos pequenos!", finalizou.