A inovação é uma parte importante do trabalho na área da saúde. Por esse motivo, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promoveu nesta segunda-feira (1) uma capacitação prática de diluição e aplicação da penicilina benzatina, conhecida como benzetacil. A ação foi realizada em parceria com profissionais e alunos da Universidade Paulista (Unip), na Associação Comercial, voltada aos auxiliares de enfermagem das unidades, visando à melhoria da qualidade do atendimento aos munícipes.
Durante a capacitação, foram abordados temas como segurança do paciente e do profissional, manutenção de práticas seguras no ambiente de trabalho, administração e preparo de medicamentos, riscos da aplicação incorreta, regiões permitidas para aplicação da benzetacil, técnicas para evitar o refluxo da medicação, procedimentos padrão e, por fim, uma prática demonstrativa de preparo e administração do medicamento.
Para Renata Martins, auxiliar de enfermagem, a ação foi extremamente proveitosa para a aquisição de novos conhecimentos. “Agrega ao nosso aprendizado e à atualização dos nossos conhecimentos. A aplicação da benzetacil é muito importante, e aprender a maneira correta é essencial”, explica a profissional.
Além dela, Jennifer Naiane dos Santos, também auxiliar de enfermagem, destacou o a importância da experiência: “É uma renovação para nós, que trabalhamos há anos no cargo, sabe?! Sempre é bom aprender e relembrar o que já sabemos da maneira correta. É para nós e para o paciente”.
Com foco em trazer esse conhecimento para São Vicente, a coordenadora de Educação Permanente e Humanização em Saúde, Daniela Crescente Arantes Araújo Marques, entrou em contato com Lourdes Aparecida Galego Valero, docente responsável pelo curso de Enfermagem da Unip, para organizar a capacitação em conjunto, promovendo educação e conhecimento entre profissionais e futuros profissionais da área.
“Estamos aqui com a parceria entre a Unip e a Secretaria para fortalecer nosso trabalho. Queremos sempre buscar o melhor atendimento para os munícipes e garantir a segurança dos profissionais. Essa ação visa justamente isso: a aplicação da benzetacil é de extrema importância para o tratamento da sífilis, e precisamos assegurar que seja realizada de forma segura”, explica a enfermeira da Educação Permanente, Katia Kelly da Silva.
“A ação busca multiplicar e transmitir informação. Precisamos discutir rotineiramente a importância da benzetacil, pois é um tipo de aplicação fundamental, e não podemos errar em nenhuma etapa do processo de administração do medicamento. Por isso, essa capacitação, envolvendo alunos da Unip e profissionais da saúde de São Vicente, tem um valor muito grande”, completa a docente Lourdes Aparecida Galego Valero.
Por Manuela Patrício