Mais de 300 balões azuis inflados com gás hélio enfeitaram o céu de São Vicente nesta quarta-feira (2), para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Após uma caminhada até a avenida Eduardo Dias Coelho (Náutica 3), a soltura foi realizada no local conhecido como “Maré”, numa iniciativa da Unidade Educacional Anuar Frayha, escola que atende 263 alunos de 3 a 5 anos, dos quais 26 com Transtorno do Espectro Autista.
Cerca de 100 famílias participaram da ação nos períodos da manhã e tarde. Além da caminhada, a UE ofereceu café da manhã para as mães atípicas, promoveu uma roda de conversa com especialistas e inaugurou a Sala de Autorregulação. “Trata-se de um espaço onde as crianças com TEA conseguirão desenvolver as suas habilidades, trabalhando o emocional e o sensorial num ambiente bem equipado com muitas cores”, detalhou a diretora da unidade, Denise Micene.
Mãe do aluno Igor, de 3 anos, a dona de casa Edilaine dos Reis Alfredo aprovou a programação. “É uma alegria estar aqui com meu filho. Momentos assim ajudam a combater preconceitos”.
Letícia Abreu aderiu ao evento em apoio à causa. “Não sou uma mãe atípica, mas é preciso entender que a inclusão é uma forma de educar, conscientizar e ensinar nossos filhos que todos nós somos iguais, independentemente de qualquer diagnóstico”, afirmou a mãe da aluna Luisa (4 anos) e de Lívia (10 meses).
Além dos balões, os participantes compareceram com roupas azuis, cor associada ao autismo desde a campanha global de conscientização chamada "Light It Up Blue" (ou "Ilumine de Azul"), lançada pela organização Autism Speaks em 2010, durante celebrações alusivas à data.
Por - Renato Pirauá