São Vicente promove, nesta sexta-feira (19), a partir das 8h30, a Caminhada da Inclusão, iniciativa da Apae em parceria inédita com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef) e apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc). A ação integra o ‘Setembro Verde’, campanha estadual criada pela Federação das Apaes de São Paulo, que chega à sua 10ª edição, tendo como tema neste ano: “Nossa Diferença é a Nossa Maior Força”.
A concentração será na Praça Coronel Lopes (Praça do Correio), com saída às 9h pela Rua Martin Afonso em direção à Praça Barão do Rio Branco, onde o público encontrará, até às 11h30, diversas atividades de conscientização e inclusão.
Entre as ações previstas estão oficinas recreativas, vivências em cadeiras de rodas e veículo adaptado, oficinas em braile e libras, além de serviços como cadastro para o “cordão girassol”, passe livre no transporte público, orientações jurídicas da OAB e informações sobre o programa estadual “Meu Emprego Inclusivo”.
Também haverá distribuição de doces, sorvetes e materiais de comunicação alternativa, garantindo um momento de união em prol do respeito, da diversidade e da valorização da pessoa com deficiência. A expectativa é reunir centenas de participantes no Centro da cidade.
"A importância desta ação é conscientizar os munícipes sobre os direitos das pessoas com deficiência, mostrar que a pessoa com deficiência refere-se a 9% da população e que precisam ser vistos por todos”, destaca José Augusto de Souza Júnior, presidente do COMDEF.
Setembro Verde - O Setembro Verde é uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre a inclusão social da pessoa com deficiência. Celebrada ao longo de todo o mês de setembro, a iniciativa busca promover o respeito à diversidade, a acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência em todos os espaços da sociedade.
O mês foi escolhido por incluir o dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data oficializada pela Lei nº 11.133/2005. O verde, por sua vez, simboliza a esperança e a inclusão, remetendo também à cor da acessibilidade em algumas sinalizações visuais.
Mais do que uma campanha de visibilidade, o Setembro Verde é um convite à reflexão sobre os desafios enfrentados por milhões de brasileiros com deficiência, reforçando a importância de políticas públicas, educação inclusiva, empregabilidade e o combate ao capacitismo — a discriminação baseada na deficiência.
Por Rafael Dias