Planejando de forma conjunta novas políticas públicas, São Vicente realizou, nesta terça-feira (17), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SindservSV), a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc).
O evento, que reuniu mais de 50 participantes, marcou um importante momento de escuta ativa e construção coletiva de propostas para a melhoria da qualidade de vida do público em questão em São Vicente, tendo como foco dois objetivos principais: conscientizar a sociedade sobre os direitos da pessoa idosa e identificar as lacunas nas políticas públicas municipais.
“Infelizmente atendemos diariamente casos de idosos vítimas de violência, negligência e abandono. Temos serviços permanentes, mas precisamos avançar ainda mais. Esta conferência nos permite ouvir o que os próprios idosos consideram prioritário, para, dessa forma, encaminharmos essas demandas”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes.
Durante a conferência, os participantes debateram temas como previdência social, sexualidade na terceira idade, envelhecimento multicultural e os desafios sociais enfrentados pelos idosos. Um dos destaques foi a palestra da psicóloga Lívia Ferreira da Silva, que abordou “A invisibilidade da sexualidade na pessoa idosa”, e da assistente social Fernanda Marina Barros Puga Barboza Monte Alegre, representante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cleunice Maria Gomes de Campos, salientou a finalidade do lema “Nada sobre nós, sem nós”, reforçando a importância do protagonismo dos idosos na construção das políticas públicas.
Ao final do encontro, os participantes elegeram os delegados que representarão São Vicente na etapa estadual da conferência - realizada de 17 a 21 de agosto, em São Paulo - , ampliando a voz da cidade nas discussões sobre os direitos da pessoa idosa em outras esferas.
“Toda informação para o idoso é de suma importância. Às vezes estamos adormecidos, sem saber o que temos direito, e eventos como esse nos despertam para buscar mais conhecimento”, relatou Elis Menezes, de 61 anos.
Confira a lista de delegados:
Sociedade Civil:
Cleonice Maria Gomes de Campos
Elisete Menezes
Poder público:
Rosiane dos Santos Gurgel Ramalho
Felipe da Silva Galvão