Ampliando a rede de estágio e fortalecendo o compromisso de São Vicente com o aprendizado, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), mantém um convênio com as instituições de ensino superior, Universidade Santa Cecilia e Universidade São Judas, para oferecer campo de estágio a estudantes do curso de Nutrição. A iniciativa, além de apoiar a formação acadêmica e profissional dos estudantes, beneficia diretamente a população atendida em casas de acolhimento e serviços socioassistenciais, fortalecendo a política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
No campo prático, os estagiários atuam na Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, revezando entre serviços de acolhimento municipais, convivência de pessoas idosas, demais equipamentos socioassistenciais e, também, no Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.
Durante o estágio, os alunos acompanham nutricionistas na elaboração de cardápios, supervisionam o armazenamento e a produção de refeições.
“Facilitar o acesso ao campo de estágio para estudantes universitários, além de ser oportunidade de desenvolvimento profissional e troca de conhecimentos entre profissionais, é uma ação de apoio e cuidado com a população vicentina”, ressalta Rosana Andrade Leite, supervisora técnica da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes.
As universidades interessadas em firmar convênio devem procurar a Coordenação de Estágios da Secretaria de Gestão (Seges) para formalizar a parceria. Com o convênio ativo, os estudantes podem ingressar no estágio de duas formas: por meio de processo seletivo organizado pela Sedes, com vagas remuneradas ou via solicitação de estágio não remunerado encaminhada à Secretaria de Desenvolvimento Social.
As coordenações de estágio das universidades parceiras atuam em conjunto com a Sedes, acompanhando definição de vagas, desempenho dos estagiários e apoio aos estudantes.