O prefeito Kayo Amado recebeu na manhã desta quinta-feira (19) a visita de alunos ‘embaixadores do oceano’, que entregaram uma carta com ideias sustentáveis para a preservação do meio ambiente. A lista de propostas foi elaborada pelo grupo da Unidade Educacional Vera Lúcia Machado Massis (Náutica 3), participantes do Projeto MaréCraft. Inspirados no jogo digital Minecraft, os alunos desenvolveram um caminho entre a escola onde estudam e o corpo hídrico nas imediações da UE, propondo soluções sustentáveis para impedir que o lixo chegue à maré. O projeto foi idealizado pela professora Márcia Aparecida Franco e envolveu, ainda, a multiplicação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e uma passeata com cartazes feitos de materiais recicláveis.
Márcia Franco foi uma das docentes presentes na formação oferecida pela Unesp - Campus São Vicente em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc). O curso presencial, realizado aos sábados, se deu entre 4 de maio e 29 de junho, com o objetivo de inserir a cultura oceânica por meio de atividades educativas-culturais e a formação de professores e alunos no âmbito da Década do Oceano. A participação possibilitou inserir a Cultura Oceânica no contexto escolar e a formação continuada de professores para a aplicação prática na escola.
O prefeito Kayo Amado comentou sobre iniciativas educacionais criativas como essa: “Penso que, ao criar novas formas de ensinar, de envolver e de chamar a atenção das crianças dentro desse processo educacional, estamos realizando algo fundamental para que elas possam internalizar os conhecimentos. Muitas vezes, o ensino ultrapassa os limites dos livros. A professora teve uma ideia sensacional de usar a tecnologia a seu favor, aproveitando o interesse pelos jogos para fazer com que as crianças pensassem no entorno do seu bairro, em sua história, em sua escola. Essa é a essência do ensino.
O projeto foi destaque no Congresso ICLOC, evento educacional realizado em São Paulo, reunindo escolas de diversos pontos do País, voltado para o aprimoramento e a formação de profissionais da educação. Por meio de inovações educacionais como essas, crianças e adolescentes têm a oportunidade de enxergar sua realidade a partir de uma nova perspectiva.
Texto - Nattan Frade
Fotos - Cynthia Rocha