A trupe Amarte, formada por crianças de 5 anos da AMEI Narizinho (bairro Tancredo, em São Vicente), sobe ao palco do Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado - Vila Mathias, em Santos) na noite de terça-feira (24) para participar, pela primeira vez, do Festival Santista de Teatro Amador (Fescete). Os 12 alunos encenam uma adaptação da obra “A menina da cabeça quadrada”, baseada no livro de Emília Nuñez. O grupo será o segundo a entrar em cena, na programação que tem início às 19h.
Após dois meses de preparação, o ensaio final aconteceu na manhã desta quarta-feira (18), sob grande emoção. “Eles estão contando os dias para a estreia. O objetivo não é ganhar, e sim proporcionar o contato com a arte, com o teatro”, destacou a professora Daiane Sandra, responsavel pela turma 2B da fase.
O projeto, que mobilizou até os pais na produção e sonoplastia, tem refletido no desenvolvimento das crianças, que agora demonstram mais segurança, oralidade e expressão emocional. “É uma transformação. O teatro está mudando a vida dessas crianças”, completou a professora, enfatizando o impacto coletivo que vai além da sala de aula.
Daiane, que utiliza o teatro como recurso dentro da sua pratica pedagógica, decidiu fazer a inscricao juntamente com a gestao da escola. A galerinha será a única da educação infantil, em meio a turmas do ensino fundamental.
Com duração de 12 minutos, a cena apresenta uma menina cercada de telas, entre celulares, tablets e aparelhos de TV. De forma lúdica e acessível, a adaptação estimula as crianças a experimentarem as brincadeiras tradicionais, numa proposta que se alinha ao projeto Leia São Vicente, cujo tema deste ano foi “Desligue e Brinque”.
Por - Felipe Falcão e Renato Pirauá