Na manhã desta segunda-feira (01), no Facilita São Vicente (Jardim Rio Branco), foi realizado o encerramento da turma do curso de Assistente Administrativo e Inclusão Digital, oferecido gratuitamente pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) em parceria com a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).
Durante 16 dias de aulas intensivas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h10, os dez alunos – oito mulheres e dois homens – receberam conhecimentos em rotinas de escritório, mercado de trabalho, relações humanas, marketing pessoal e profissional, além de introdução à administração e noções práticas de inclusão digital, com uso de planilhas, Word e Excel.
O curso, com carga horária total de 80 horas, disponibilizou aos participantes materiais completos, como apostila, caderno, lápis, caneta e exercícios impressos. As atividades foram conduzidas de forma dinâmica e prática, com pesquisas de casa, debates em sala e apoio constante da professora Bete Nagô, representante da FAT.
A iniciativa teve um impacto especial para muitos alunos. Uma das participantes recebeu o primeiro certificado de sua vida e comemorou com entusiasmo. Outra relatou que o documento terá lugar de destaque na parede de casa. Além disso, duas alunas que já possuem negócios próprios puderam aprimorar seus conhecimentos administrativos para aplicar em seus empreendimentos.
Bruna Alves, aluna e formanda do curso, compartilhou um pouco de sua experiência e como pretende aplicar os conhecimentos para empreender no futuro: “Eu sou designer em crochê e descobri o curso por acaso, quando vim renovar o Bolsa Família. Foi uma experiência muito positiva, porque a administração faz parte de todas as áreas e acrescentou muito no meu trabalho. A professora foi super didática e atenciosa, sempre dando espaço para todos acompanharem. Claro que o curso pode ser melhorado, mas ele abriu portas para mim: já pretendo seguir estudando e fazer um curso de RH no Senai, porque meu objetivo é empreender, fortalecer minha marca autoral de crochê e, no futuro, ministrar aulas para compartilhar meu conhecimento”.
Já Sheyla Viana, outra aluna empreendedora, completou: “Esse curso de administração está me ajudando muito, porque estou abrindo uma loja online de maquiagem. Eu não tinha nenhuma noção de finanças, aprendi tudo do zero, e agora já consigo organizar meus gastos e planejar melhor. Foi meu primeiro curso e abriu um caminho para continuar estudando e empreendendo”.
O clima de emoção marcou o encerramento. A turma organizou uma confraternização, com café, pratos doces e salgados e sessão de fotos para celebrar o momento. “O mais gratificante foi ver que ninguém desistiu, todos aprenderam algo novo e estão motivados a levar esse aprendizado para a vida. Esse retorno dos alunos, os presentinhos simples e o carinho que recebi ao longo do curso mostram que a iniciativa cumpriu seu propósito. Me sinto muito grata!”, destacou Bete Nagô.
Por Rafael Dias