Reafirmando o compromisso com a preservação ambiental e honrando o lema "blindando a natureza", presente no hino da Cidade, São Vicente marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), realizada entre os dias 6 e 9 de maio, na capital, Brasília. Os delegados Anthony Mina e Francisca da Silva representaram o município no encontro, que reuniu lideranças de todo o país para debater políticas públicas, estratégias e soluções voltadas aos desafios ambientais do Brasil, com foco especial no enfrentamento da emergência climática.
Durante o evento, os representantes vicentinos participaram ativamente das discussões nos eixos temáticos e contribuíram com propostas fundamentadas na realidade socioambiental local e na experiência da cidade em ações sustentáveis. O grande destaque da participação de São Vicente foi a aprovação, como a proposta mais votada de toda a conferência, da iniciativa que prevê a destinação de orçamento específico para ações de enfrentamento às mudanças climáticas, com foco na justiça climática. A proposta foi amplamente reconhecida por sua relevância, viabilidade e impacto positivo na agenda nacional de meio ambiente.
Francisca da Silva, delegada vicentina com o projeto mais votado, destaca o sentimento após o evento: "Participar dessa conferência foi muito emocionante, depois de 11 anos sem uma conferência do meio ambiente. Ver 3.500 pessoas reunidas, discutindo e votando propostas tão importantes, foi incrível. Me emocionei muito, tanto com a minha, sobre o orçamento para ações ambientais, quanto com a da taxação de grandes fortunas para justiça climática. Fiquei muito feliz em representar São Vicente".
O secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e coordenador do Projeto Coop Clima São Vicente, Mario Bueno, destacou o orgulho de ver a cidade ocupando espaços de protagonismo em pautas ambientais: “É um orgulho ver São Vicente ocupando espaços de protagonismo na construção das políticas ambientais do país. A participação ativa dos nossos delegados mostra que os municípios têm um papel estratégico na transformação ecológica que o Brasil precisa”.
A 5ª CNMA representou um importante espaço de escuta social e deliberação, fortalecendo o compromisso democrático e ambiental. Com sua proposta entre as prioritárias, São Vicente reafirma sua posição como referência em governança ambiental e participação cidadã.
Por: Luis Gomes