Todo o cuidado é importante quando se trata do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a Secretaria da Saúde (Sesau), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), promove, diariamente, uma série de ações que visam prevenir e controlar os focos do mosquito.
Uma das ações feitas periodicamente são as visitas a domicílios da Cidade. A vistoria é feita a cada três meses, com o objetivo de reduzir a quantidade de criadouros do mosquito dentro dos imóveis. Somente no mês de novembro, foram examinadas 6.785 residências. Além de casas, Agentes de Combate às Endemias (ACES) também vistoriam lojas, borracharias, ferros-velhos e escolas.
Ao todo, foram eliminados 4.787 focos do mosquito no Município. Ainda segundo o levantamento feito no último mês pela UVZ, o recipiente onde a equipe encontrou mais larvas do mosquito Aedes aegypti foram em água parada em vasos de plantas, plásticos e garrafas.
No mês de outubro, os bairros com mais larvas encontradas foram Parque Bitaru e Gleba, o que levou a Sesau a intensificar as vistorias nos locais. Já no mês de novembro, a equipe da UVZ focou em atividades de Educação em Saúde, com estandes, palestras, passeatas, orientações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em feiras livres. Ao todo foram realizadas 67, atingindo 6.003 munícipes.
Nas demais regiões continuam as visitas dos ACEs a cada três meses e vistorias em imóveis cadastrados (escolas grandes, borracharias, pátio de carros, ferro velho, supermercados).
A fim de reduzir os casos, a principal medida é eliminar os criadouros do mosquito, portanto, a Unidade aconselha:
* Colocar o lixo em sacos plásticos e manter em lixeira fechada;
* Remover as folhas, galhos e tudo que possa impedir o escoamento da água nas calhas;
* Limpar, semanalmente, as bordas dos ralos com água e sabão, adicionando sal grosso ou cloro. Mantenha o ralo fechado;
* Usar pratos justapostos em vasos de plantas;
* Lavar semanalmente recipientes com plantas;
* Verificar a caixa d’água e o cano sifão (ladrão).
* Telar os depósitos de água (bombonas, baldes e caixa d'água não elevada)