Em busca de garantia de direitos e proteção social das crianças e adolescentes de São Vicente, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) dispõe do serviço “Família Acolhedora“, que tem como finalidade oferecer acolhimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa visa promover um ambiente afetuoso e seguro para crianças e adolescentes que precisam se afastar temporariamente de suas famílias de origem, garantindo que, durante esse período, tenham um ambiente humanizado e acesso aos seus direitos.
“Nosso objetivo é dar uma qualidade assistencial e social para essas crianças e adolescentes. Eu tenho plena certeza de que isso vai ser positivo na educação e formação moral dessas crianças”, destaca João Guilherme, Secretário de Desenvolvimento Social.
A Família Acolhedora visa assegurar que a criança e o adolescente tenha acesso a serviços de saúde e educação, bem como outros direitos básicos, além de, sempre que permitido judicialmente, garantir que o acolhido tenha contato com sua família de origem. Para isso, as famílias acolhedoras das crianças e adolescentes serão contempladas com auxílio de um salário mínimo mensal.
Para participar do Família Acolhedora, o interessado deve enviar um e-mail para familiaacolhedorasv@gmail.com ou telefonar para (13) 3304-7356. O candidato deve ter 21 anos ou mais, garantir que todos os moradores estejam de acordo, dispor de tempo para realizar os cuidados necessários com a criança e não estar na fila de adoção.
“Ser uma família acolhedora é uma oportunidade de transformar vidas. É oferecer amor, apoio e estrutura para que crianças e adolescentes tenham um futuro mais digno”, ressalta a Assistente Social, Vanessa Sá.
Dados: De acordo com o último balanço do Governo Federal (2023), o número de crianças e adolescentes em situação de pobreza no Brasil é de 28,8 milhões, já em situação de pobreza extrema o número é de 9,8 milhões. Dessa forma, a Prefeitura de São Vicente desenvolve mecanismos para ajudar a reduzir esse índice. O Família Acolhedora é um demonstrativo deste trabalho, oferecendo conforto, lar e carinho as crianças e adolescentes.
Por Yasmin Cristini