Composto por crianças de 5 e 6 anos, o grupo teatral Amarte da AMEI Narizinho (bairro Tancredo) tem motivos de sobra para comemorar o desempenho no Festival Santista de Cenas Teatrais (Fescete). Além de conquistar o terceiro lugar na categoria estudantil, a trupe formada pelos mais jovens participantes na edição 2025 foi destaque em outras oito categorias com a adaptação “A Menina da Cabeça Quadrada”.
Os certificados destacaram as alunas Alice Batista da Costa e Ana Valentina (atriz) e à professora Daiane Sandra (texto, cenografia, produção, figurino, iluminação, sonoplastia e direção).
“Na sexta-feira (4) de manhã haverá a entrega dos certificados na escola, com presença dos pais, e logo depois faremos uma apresentação na Seduc, às 10h”, adiantou a professora da turma Daiane Sandra. Também especialista em Arte Cênicas, a pedagoga agradeceu a todos os envolvidos na produção. “A turma brilhou e estão todos de parabéns”, completou o diretor da unidade, Gérson Martins.
Com duração de 12 minutos, a cena concorreu entre 18 grupos. O enredo é sobre uma menina cercada de telas, que em determinado dia acordou com a cabeça quadrada de tanto manusear celulares, tablets e aparelhos de TV. De forma lúdica e acessível, a adaptação estimula as crianças a deixarem os aparelhos eletrônicos um pouco de lado e experimentarem as brincadeiras tradicionais, numa proposta que se alinha ao projeto Leia São Vicente, cujo tema deste ano foi “Desligue e Brinque”.
Além da AMEI Narizinho, a rede municipal de São Vicente também foi representada pela Unidade Educacional Luiz Pinho (Humaitá), que recebeu certificado de figurino de Cristiane Maia, na cena “Rapunzel, Doe suas Tranças de Mel”, apresentada pela Truppinho.
O Fescete 2025 tem o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos via Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta com apoio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Realização: TESCOM Promoções Artísticas e Culturais e Canal Cultural, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos/Secult.
Por - Renato Pirauá
Foto - Denise Braga (divulgação)