Referência na Baixada Santista e no Estado, o Canil da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) formou, nesta quarta-feira (26), na base da corporação, 17 agentes de cinco cidades nos cursos de Cinologia e Cenotecnia, capacitação voltada ao estudo científico dos cães, seus comportamentos e suas aplicações táticas. Os formandos poderão, futuramente, integrar os canis municipais de suas cidades.
Os agentes das guardas civis de São Vicente, Itanhaém, Guarujá, Mongaguá e Carapicuíba receberam das mãos do comandante da GCM, Rubens Goes, e do secretário de Defesa e Organização Social (Sedos), Silvio Damaceno, os certificados de conclusão do curso iniciado neste mês. A formação abordou competências essenciais para o uso de cães em operações policiais, incluindo manejo, fundamentos de cinotecnia, técnicas de adestramento, emprego tático, saúde animal e protocolos de segurança.
O comandante Rubens Goes destacou a relevância da capacitação “Esse curso de Cinologia e Cenotecnia prepara os guardas municipais para o adestramento de cães voltados às operações policiais. O foco central é compreender a psicologia canina e dominar as técnicas operacionais necessárias para o emprego dos cães em diversas funções, como detecção de entorpecentes, armas e localização de pessoas especialmente em casos de desaparecimento ou desastres naturais. Uma das matérias mais importantes é a ‘busca e captura’, fundamental para auxiliar em ocorrências envolvendo pessoas desaparecidas. Os alunos aprendem desde os conceitos básicos até práticas avançadas e, após a formação, passam por estágios para aperfeiçoar suas habilidades”.
O secretário Silvio Damaceno ressaltou o orgulho em formar novos profissionais e compartilhar o conhecimento desenvolvido pelo Canil vicentino “É muito gratificante ver São Vicente formando agentes, não somente na Cidade, mas de outras regiões do estado, com técnicas tão apuradas ao longo dos anos. Nossos instrutores se dedicaram intensamente para oferecer um treinamento de excelência, que hoje beneficia não apenas nossa tropa, mas também profissionais de outros municípios. O trabalho com cães agrega muito à segurança pública, e ver esse reconhecimento é motivo de grande satisfação".
Destaque da turma, o vicentino João Filgueira, acompanhado da família, falou sobre sua motivação para seguir carreira na segurança pública “Sempre me interessei pela área de Segurança Pública. Antes mesmo de entrar na Guarda, eu já trabalhava com adestramento e fiz cursos na área. Quando passei na GCM de São Vicente, já sabia que existia o canil e que era lá que eu queria chegar. Busquei me qualificar e participar desse curso. Sobre o reconhecimento, foi uma surpresa o turno é muito unido, todos se ajudam e fico muito agradecido pela homenagem".
Orgulhoso, o pai do formando, Carlos André da Silva, expressou sua emoção ao ver o filho se destacar na profissão que escolheu “Para mim, é extremamente gratificante. Sempre tivemos grande apreço pela área da segurança e sabemos o quanto ele se dedica. Agradeço a Deus pelo seu destaque, que nos enche de alegria. Eu e minha família temos muito orgulho do nosso ‘Jhonny’. Ele é um jovem comprometido e tenho certeza de que fará sempre o melhor por São Vicente e pelos vicentinos".
Por Luis Gomes