O desafio de percorrer 10 km ao lado de quase 2 mil atletas e, ainda assim, compor o pódio da 2ª etapa do Campeonato Santista de Pedestrianismo, realizada neste domingo (21), marcou uma conquista inesquecível para o guarda municipal de São Vicente, “GCM 2ª Classe Viana”, que alcançou a 3ª posição na Categoria 50+. O resultado reforça a imagem do esporte como fenômeno de superação e, no caso de um agente de segurança.
Aos 45 anos, Viana corre desde os 20, ou seja, quase metade da vida dedicada às ruas e treinos. Nos últimos cinco anos, passou a competir de forma estruturada, aprimorando desempenho e disciplina. Atua como GCM desde 2023 e, desde então, percebe ainda mais a importância da corrida no seu cotidiano. O esporte o ajuda a manter resistência física, agilidade mental e disciplina, características essenciais no trabalho de quem atua diariamente nas ruas.
“A corrida exige preparo físico, foco e superação diária. Tudo isso reflete diretamente na rotina como GCM, em que precisamos estar atentos e dispostos para servir à população. É uma forma de manter o corpo saudável e a mente equilibrada”, destacou.
Mesmo após a conquista, o agente lembra que o processo de evolução é constante:
“Ainda estou longe de ser um profissional, mas a gente se esforça para correr um pouquinho mais forte”, completou.
Campeonato Santista de Pedestrianismo
Promovida pela Secretaria Municipal de Esportes de Santos, a competição é uma das mais tradicionais corridas de rua da região, com cinco etapas anuais. O circuito atrai centenas de atletas pela gratuidade das inscrições, feitas mediante doação de alimentos, e pela disputa acirrada por vagas, que se esgotam rapidamente.