Os olhos tomados por lágrimas de pessoas que fizeram e fazem parte dessa história não escondiam: sorrisos e emoções marcaram a inauguração da AMEI Duque de Caxias (Jardim Guaçu), realizada na manhã desta quinta-feira (4). A escola, após ter sido completamente transformada, foi devolvida à comunidade, em uma cerimônia repleta de momentos inesquecíveis.
A programação especial iniciou com a Caminhada Cívica alusiva à Semana da Pátria, realizada por estudantes das AMEIs Duque de Caxias, Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Maria de Lourdes e Rei Pelé; das unidades educacionais Kelma Maria Toffetti Gonçalves, Alberto Santos Dumont, Cidade de Naha, Jorge Bierrenbach, José Meirelles, Renan Alves Leite, August Saint’Hilaire e União Cívica; do Projeto Especial 1 e das creches municipais. A ação também foi protagonizada pela Banda de Música da Guarnição da Baixada Santista – do 2º Batalhão de Infantaria Aeromóvel.
A proposta de integrar o evento à inauguração foi, além de celebrar a Semana da Pátria, tornar o momento ainda mais especial, visto que o nome que batiza a escola (Duque de Caxias) se refere ao patrono do Exército Brasileiro.
Posteriormente, foi realizada a cerimônia de inauguração, com homenagens a ex-funcionários e ex-alunos, apresentação lúdica sobre a história da unidade, desfiles com os antigos e atuais uniformes escolares, discursos e um lindo coral de libras para fechar o cronograma de atividades.
Sem conter a emoção, o prefeito Kayo Amado enalteceu o papel dos personagens que compõem a história da AMEI Duque de Caxias ao longo destes 74 anos de trajetória. “Hoje estamos aqui para honrar aqueles que já contribuíram para a história dessa escola. Dias especiais como esse são cruciais para que possamos acordar dispostos a trabalhar pelo melhor sempre em prol das nossas crianças. É um dia mágico, e a energia desse lugar já mudou”.
Com os olhos lacrimejados, a diretora Roberta de Lima Pinto ressaltou a importância da educação em sua vida e seu potencial como fenômeno de ascensão social. “É com o coração cheio de alegria, emoção e responsabilidade que discurso nesse momento tão incrível. Sou fruto da educação pública, e foi através dela que mudei minha trajetória. Que essa escola seja para as crianças o que um dia foi para mim”.
Caracterizada por traços arquitetônicos marcantes, a escola, que há 74 anos ajuda a transformar vidas por meio da educação, ganhou padrão de qualidade com climatização em todas as salas, duas novas quadras (uma delas coberta numa área externa para lazer e prática esportiva), telhas termoacústicas, revestimento interno e externo, salas de leitura e cozinha experimental e equipamentos multimídia.
Grande símbolo de pertencimento para a comunidade do Jardim Guaçu, a unidade tornou-se um Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI), passando a oferecer atividades extracurriculares, como nas áreas sociais, culturais e esportivas.
Uma das histórias marcantes ligadas à escola é de Paulo Roberto dos Santos, ex-aluno da unidade. “É um sentimento de muita alegria revisitar esse lugar. Ingressei aqui no Duque de Caxias em 1967, e percebi uma instituição com características distintas da atual. Hoje, a escola apresenta uma notável evolução, demonstrando grande preparação para o futuro. Considero incrível essa transformação, pois evidencia o investimento da Administração Municipal na educação e no desenvolvimento das crianças. Minhas experiências na escola foram muito positivas, e o aprendizado recebido no Duque de Caxias foi fundamental para minha vida”, descreveu.
“Essa entrega de hoje é uma honra a todos e todas que já fizeram parte dessa jornada. Essa escola é o que é hoje porque muitas dessas pessoas contribuíram para a sua história. Que os nossos alunos também levem memórias bonitas desse lugar especial para contar no futuro, e que o Duque siga transformando vidas, formando artistas, engenheiros, médicos e, principalmente, cidadãos”, discursou a secretária de Educação, Michelle Paraguai.
Investimentos - Mais do que a inauguração de uma escola, a entrega da AMEI representa a continuidade de um legado que vislumbra um futuro melhor para São Vicente. A atual gestão tem destinado grandes investimentos à área ao longo destes quatro anos e meio, com aquisições inéditas de uniformes de verão e inverno, material escolar e equipamentos multimídia para as salas de aula, além das entregas das AMEIs e das escolas A+ (mais acessibilidade, conforto, tecnologia e sustentabilidade) e a melhoria na oferta da merenda escolar.
“Tenho vários registros de desenhos e homenagens que recebo dos alunos no meu gabinete. Sabe por quê? Porque é o que me motiva a acordar querendo fazer o melhor, tendo a certeza de que posso garantir um futuro de sucesso para as nossas crianças”, concluiu o prefeito Kayo Amado.
Concurso - Para fechar essa manhã inesquecível, a Secretaria de Educação (Seduc) lançou oficialmente o concurso ‘Arte e Palavras da nossa Pátria’, projeto que busca, através de desenhos, frases e produções multimídia, envolver toda a comunidade escolar, com premiações especiais que incluem medalhas, certificados e passeios.
Mais informações podem ser conferidas no link: https://www.saovicente.sp.gov.br/informacao/maos-criativas-sao-vicente-lanca-concurso-artistico-sobre-a-patria-para-alunos-da-rede-municipal







