Para celebrar a inclusão e valorizar os diferentes jeitos de ver o mundo, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), inaugurou nesta segunda-feira (1º) um Jardim Interativo Sensorial na Unidade Educacional Amei Duque de Caxias. O novo espaço foi pensado para estimular os sentidos, favorecer a socialização e oferecer às crianças, especialmente às neuroatípicas e com deficiência, um ambiente de acolhimento, regulação emocional e aprendizagem ativa.
A idealização do projeto surgiu do olhar sensível da articuladora da UACEP, Stephane Eugênio, mãe atípica e defensora da inclusão escolar. Ela conta que o local antes era inutilizável. “Quando a Paula (coordenadora pedagógica) trouxe a ideia de montar um espaço sensorial, pensamos em algo para todas as crianças, mas com um olhar especial para a inclusão. Porque estar incluído não é só estar no ambiente, é pertencer ao ambiente”.
Stephane destaca ainda que o jardim contribui para regular as crianças em momentos de desorganização sensorial, evitando que elas precisem sair da escola. “Muitas vezes, quando a criança desregula, o primeiro passo é chamar a mãe. Só que para muitas mães, a escola é a única rede de apoio. Quando ela se torna realmente acolhedora, conseguimos regular a criança e reinseri-la em aula. Isso melhora o tempo de permanência e o desempenho”.
A coordenadora pedagógica Paula Gobbo, outra idealizadora do projeto, explica que a escola precisava de um espaço vivo, que contrastasse com o concreto do prédio. “Criamos esse jardim para que eles pudessem interagir com o ambiente. Eles plantaram, observam o crescimento das plantas, socializam, se acalmam, pisam na areia, exploram texturas. É um espaço de relaxamento e descoberta”.
Ela ressalta que o impacto é imediato. “Depois de extravasarem a energia ali, voltam para a sala mais concentrados e tranquilos”. A mãe de um dos alunos, Andréia Domingues dos Santos, que integra o Conselho Municipal de Saúde, comemorou a iniciativa. “A sala é muito importante para os alunos, principalmente para os de inclusão. É um cantinho onde eles podem se regularizar. O Davi, por exemplo, às vezes fica muito agitado quando o ambiente está cheio, e ali ele consegue se acalmar”.
Para ela, a criação do espaço representa um avanço emocional e pedagógico. “É uma mistura de sentimentos. É uma alegria saber que a escola está pensando em inclusão e oferecendo contato com a natureza. É maravilhoso”. O estudante Davi, de 10 anos, também fez questão de registrar sua impressão. “Achei a sala muito legal! Gostei de tudo o que tem lá, de cada parte. Quero começar a usar logo”.
Com a inauguração do Jardim Interativo Sensorial, a UE Amei Duque de Caxias reafirma seu compromisso com a educação inclusiva e com o desenvolvimento integral das crianças, oferecendo um ambiente que acolhe, estimula e respeita a diversidade.