Ler não é apenas um ato de aprendizado, é abrir as portas para mundos repletos de magia e possibilidades. Nesta sexta-feira (28), a Unidade Educacional Kelma Maria Toffetti, no Humaitá, celebrou um marco importante para a educação em São Vicente: a inauguração da primeira unidade da Mundoteca na cidade.
Com um acervo de 500 livros e materiais educativos, a Mundoteca promete transformar a relação de crianças, jovens e adultos com a literatura. O espaço foi projetado para ser mais do que uma biblioteca — é um ambiente lúdico, dividido em duas salas especialmente ambientadas para diferentes idades: uma para o público infantil e outra para leitores infanto-juvenis e adultos.
O projeto, viabilizado pela Lei Rouanet e patrocinado pela empresa Alupar, oferece acesso gratuito à comunidade e inclui formação de mediadores de leitura, palestras para professores e eventos literários ao longo do ano. Tudo isso com o objetivo de fomentar o hábito da leitura e formar leitores em todas as fases da vida.
O prefeito Kayo Amado destacou o impacto do projeto para a cidade: “A gente fica muito feliz e parabeniza aqui a escola, a direção da escola e a Secretaria de Educação por viabilizarem essa parceria com empresas da iniciativa privada que querem apoiar a comunidade. E é maravilhoso que esse apoio comece pelo principal: investir na criança, investir na leitura e na formação. A Mundoteca é uma base que não só impacta a vida das crianças, com brinquedos lúdicos e livros, mas também atinge a comunidade como um todo. É um espaço que promove cultura e educação de forma acessível e cotidiana.”
A Secretária de Educação, Nivea Marsili, reforçou o papel transformador da leitura: “Estamos vivendo um momento em que precisamos tirar as crianças das telas e reconectá-las com os livros. Essa parceria é um passo importante para promover uma educação mais humana e enriquecedora.”
Mariah dos Santos, aluna de 5 anos da fase 2, também compartilhou sua empolgação: “Obrigada pelos livros legais! Teremos momentos divertidos e vamos explorar a nossa imaginação. Aqui na escola Kelma é lugar de aprender e de gente feliz.”
Essa é apenas uma das 25 unidades do estado contempladas pelo projeto Mundoteca, que escolheu São Vicente para receber este importante polo literário. A inauguração representa um investimento não apenas na educação, mas também no futuro da comunidade, inspirando crianças e adultos a mergulharem no fascinante universo dos livros. Afinal, como dizem, um leitor com bagagem é um viajante que explora o mundo sem sair de casa.
Se os olhos são as janelas da alma, os livros são as janelas da educação — e, agora, as janelas da Mundoteca estão abertas para a comunidade de São Vicente.
Texto: Jessica Costabile
Foto: Cynthia Rocha