Qualificando cada vez mais a estrutura de trabalho dos profissionais de segurança, a Prefeitura de São Vicente utiliza, desde agosto, o sistema CAD (Central de Atendimento e Despachos) para o registro de ocorrências e o direcionamento dos atendimentos. A plataforma, além de otimizar e agilizar o trabalho dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) — transformando um processo manual em digital —, garante dados mais eficientes e consolidados para o auxílio no combate à criminalidade.
A modernização da ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, contempla diversas melhorias, entre elas: abertura de ocorrências em poucos segundos com dados estruturados; e histórico do suspeito integrado e atualizado em tempo real.
Na prática, com o CAD, todas as entidades com acesso ao sistema visualizam em tempo real as informações sobre uma ocorrência. A novidade também contribui significativamente para o trabalho de inteligência da GCM, visto que, por meio da integração, os profissionais passam a ter acesso imediato a dados relevantes sobre os suspeitos, locais de incidência de crimes, aumentando a precisão e a agilidade nas respostas e planejamento futuro.
“Agora extinguimos o uso de papel e caneta nesse processo, o que gerava mais trabalho e possíveis erros nos registros. A adesão ao CAD dá sequência à transformação que estamos promovendo na segurança pública. Inauguramos um sistema de monitoramento, entregamos rádios de comunicação, armamento para a Guarda… é um processo árduo, mas de avanço visível. Seguimos na luta para tornar São Vicente mais segura”, ressalta o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.
Investimentos
Com o programa São Vicente Mais Segura, a Prefeitura tem investido na modernização e qualificação do trabalho da Guarda Municipal. Como destacou o secretário, o Centro de Controle Operacional (CCO) ampliou a rede de monitoramento em pontos estratégicos da Cidade. Além disso, os agentes — que antes se comunicavam por celular — agora utilizam radiocomunicadores com sistema de geolocalização via GPS. A GCM, que anteriormente desempenhava um papel predominantemente patrimonial devido à escassez de recursos, hoje atua como uma extensão das forças policiais, contando com armamento institucional, coletes balísticos e viaturas adequadas para o patrulhamento ostensivo.
"Para a adesão ao sistema do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Justiça, foi necessário um amplo estudo, além de treinamento especializado dos agentes operadores, que puderam absorver o conteúdo ministrado pela cidade de Campinas. Saímos de um cenário totalmente arcaico, deixando de lado os registros em papel, adotando um sistema totalmente informatizado com ferramentas tecnológicas à disposição do operador na rua, facilitando e agilizando os despachos e atendimentos de ocorrências, trazendo um grande benefício aos turistas e a toda a população vicentina", destaca o comandante da GCM-SV, Rubens Goes.