O novo Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Porte III da Área Continental irá qualificar de forma significativa o atendimento especializado às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Localizado na Rua Donald Alexandre Kealmann, 235 – Rio Branco, o equipamento está com 50% das obras concluídas. Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito Kayo Amado, a secretária da Saúde, Michelle Santos e demais autoridades municipais visitaram o espaço.
Neste momento, a unidade passa pela execução do telhado e das instalações elétrica e hidráulica.
Com ampla estrutura, o local contará com espaço de acolhimento, salas para atendimento individualizado, atividades coletivas e de convivência, além de quarto coletivo com acomodações individualizadas e farmácia.
A unidade será destinada a pacientes com mais de 18 anos, sem a necessidade de agendamento prévio, permitindo o acolhimento imediato de pessoas em situação de crise ou que necessitem de acompanhamento contínuo em saúde mental.
“Estamos promovendo a mudança de um espaço antigo para uma nova área adequada para abrigar o Caps Rio Branco, com ambientes mais amplos, acessíveis e, principalmente, humanos, garantindo conforto, segurança e qualidade ao cidadão”, ressalta o prefeito Kayo Amado.
A secretária da Saúde, Michelle Santos, destacou o cuidado e o olhar humano da Secretaria da Saúde (Sesau) na construção do novo equipamento: “É a chegada de um novo espaço para acolher e tratar com amor e carinho pessoas que necessitam de assistência em saúde mental. É parte de um grande trabalho em prol da qualificação dos serviços de saúde e da humanização no atendimento ao vicentino”.
A iniciativa foi viabilizada por meio de investimento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, que aprovou o projeto da Sesau e destinou a verba para a construção da unidade.
Transformação
A conquista soma-se a outros investimentos da Sesau na reestruturação dos equipamentos de saúde do Município. A atual gestão já promoveu a reforma de 18 unidades básicas de saúde (UBSs) — outras seis estão em obras — e ampliou o acesso à rede municipal com entregas históricas, como o Hospital do Vicentino, o Pronto-Socorro do Rio Branco, o Centro de Especialidades Médicas de São Vicente (Cemesv), além das construções em andamento do Complexo Materno Infantil e da UPA Central 24h.
“É parte de um trabalho humano de resgate de esperança para o vicentino. Por anos, vimos nossas unidades caindo aos pedaços, sem soluções. Ainda enfrentamos dificuldades impostas pela limitação orçamentária, mas a vontade de transformar a Cidade é maior. Foi assim que elaboramos o projeto de estruturação do Caps e conseguimos o aporte do Governo Federal para fazer acontecer. Esse é o nosso dever: um olhar mais humano e próximo do cidadão, buscando dias melhores para o nosso futuro”, concluiu Kayo Amado.