São Vicente está cada vez mais perto de ter a primeira UPA Central 24h de sua história. Com ampla estrutura para transformar o atendimento na saúde pública da Cidade, o espaço, situado na Rua Ipiranga, 353 – Centro, atingiu 50% de obras concluídas. Na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito Kayo Amado, a secretária da Saúde, Michelle Santos, e demais autoridades municipais visitaram o espaço.
Neste momento, a unidade está passando pela execução de alvenaria, etapa de levantamento de paredes e muros. O local será dividido em salas de urgência e emergência, repouso adulto e pediátrico, raio-X, consultórios clínicos, traumas, pediatria, odontologia, sutura e curativo, reidratação, inalação coletiva, material, vacinas, eletrocardiograma, assistência social e utilidades, além de farmácia, refeitório e muito mais.
O prédio contará com atendimento humanizado para garantir todo aparato necessário aos pacientes. O local contará com suporte médico de urgência, pediátrico, odontológico e de vítimas de acidentes, além dos equipamentos necessários para a realização de exames laboratoriais (como glicemia e hemograma), eletrocardiograma e outros.
A unidade funcionará de forma ininterrupta, todos os dias da semana, atendendo os casos de urgência e emergência.
Recordando os desafios encontrados ao longo do caminho, o prefeito Kayo Amado celebrou o avanço dos trabalhos. “Se eu voltasse há cinco anos e dissesse que São Vicente teria uma UPA, provavelmente ririam da minha cara. Escalamos uma montanha íngreme e longa, mas hoje estamos colhendo os frutos. São Vicente terá uma UPA para chamar de sua, à altura do que nossa cidade merece. Esse é o resultado de muito trabalho, planejamento e compromisso com as pessoas. Não é apenas uma obra, é um investimento em dignidade, em cuidado e em respeito à população, que por tantos anos aguardou por um equipamento de saúde desse porte. Estamos construindo um futuro melhor para todos os vicentinos”.
“Com essa unidade, estamos respondendo a uma demanda antiga do Município, oferecendo um espaço moderno e bem estruturado, com serviços variados e especializados, como atendimentos pediátricos, odontológicos, traumas e exames laboratoriais. A nossa prioridade sempre foi oferecer saúde com eficiência, e a UPA vai permitir que isso seja feito de forma contínua, todos os dias da semana”, ressaltou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
O investimento da UPA é fruto de articulação entre o Prefeito Kayo Amado e o Governo do Estado, que destinou R$16 milhões para a construção da unidade.
PS Central
Vale lembrar que, desde dezembro de 2023, São Vicente dispõe do Pronto-Socorro Central (Av. Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, 425 - Parque Bitaru), prédio na Linha Amarela cuja finalidade é atender pacientes de urgência e emergência até o início do funcionamento da UPA Central 24h.
Transformação
A conquista soma-se a outros investimentos da Sesau na reestruturação dos equipamentos de saúde do Município. A atual gestão já promoveu a reforma de 18 unidades básicas de saúde (UBSs) — outras seis estão em obras — e ampliou o acesso à rede municipal com entregas históricas, como o Hospital do Vicentino, o Pronto-Socorro do Rio Branco, o Centro de Especialidades Médicas de São Vicente (Cemesv), além das construções em andamento do Complexo Materno Infantil e da UPA Central 24h.