Na noite desta segunda-feira (30), a primeira paróquia do Brasil, Nossa Senhora da Assunção, localizada em São Vicente, completou 490 anos.
Em celebração, durante a missa comemorativa, foi entregue uma placa em reconhecimento à trajetória do padroeiro São Vicente Mártir, cuja história se confunde com a da própria cidade fundada por Martim Afonso de Sousa. O santo, considerado um dos pilares espirituais da comunidade, foi lembrado por sua influência na preservação do patrimônio cultural e religioso local.
A história da Paróquia Nossa Senhora da Assunção em São Vicente remonta à fundação da primeira Igreja Matriz do Brasil, por Martim Afonso de Sousa, em 1532, sob a invocação de Nossa Senhora da Assunção.
Essa igreja, embora destruída por uma ressaca em 1542, marcou o início da fé católica na região e na história do Brasil
A cerimônia também foi marcada por um momento solene: o prefeito instituiu oficialmente a Comenda São Vicente Mártir, uma honraria destinada a reconhecer cidadãos e cidadãs que se destacam por suas atuações e serviços relevantes prestados à sociedade. A iniciativa busca valorizar aqueles que contribuem de forma significativa para o
desenvolvimento humano, social e cultural do município.
Na ocasião, o Prefeito Kayo Amado ressaltou a importância dessa data histórica:
“A 1ª Igreja do Brasil completa 490 anos: é de São Vicente! Para homenagear essa importante comunidade, não só para a cidade, mas para a história do nosso país, criamos a comenda ‘São Vicente Mártir’, como forma de reconhecer todos aqueles que se destacam por relevantes serviços à sociedade vicentina, especialmente nas áreas da fé, cultura, história, cidadania e solidariedade.”