Incentivo às atividades físicas e à conscientização ambiental. Baseando-se nesses dois componentes, a Prefeitura de São Vicente inovou com o início da implantação de uma pista para caminhada na Avenida Eduardo Souto, em volta do canal. A iniciativa visa desenvolver mecanismos de preservação ao novo canal, que foi completamente reestruturado em seus 750 m de extensão, como medida de combate às enchentes.
Colorida de azul e composta por uma faixa branca para indicar os sentidos, a área, ainda em implantação, possuirá 970 m de trajeto, cortando o canal da Cidade Náutica, do trecho da Rua Frei Gaspar até a Tambaú. O espaço também será contemplado com a plantação de novas árvores, tornando o ambiente mais agradável, bonito e arejado.
A ideia inovadora foi explicada pelo prefeito Kayo Amado: “Pensamos em algo para tornar a Cidade mais agradável para que as pessoas tenham um espaço de lazer e, também, para que evitemos o descarte irregular ao redor e dentro do canal, práticas que prejudicam toda a população”.
Como ressaltado pelo chefe do Executivo vicentino, o descarte irregular ainda é um problema enfrentado pela sociedade. O acúmulo de resíduos em locais inapropriados prejudica a drenagem urbana, favorece a proliferação de pragas e pode gerar impactos ambientais significativos, além de comprometer a segurança e saúde do cidadão. A nova pista surge como uma alternativa que preza pela qualidade de vida e preservação ambiental.
Canal da Avenida Eduardo Souto - Essas intervenções valorizam o maior projeto de combate às enchentes da história de São Vicente. Revestido em seus 750 m, o canal da Avenida Eduardo Souto teve sua possibilidade de captação de água ampliada, impactando diretamente na vida de moradores da Cidade Náutica, Pompeba, Tancredo, Vila Fátima e Jóquei. Contudo, mediante às melhorias, surge a necessidade de medidas de preservação ao espaço, para que o mesmo não seja prejudicado com poluição ambiental. Dessa forma, a Prefeitura de São Vicente segue desenvolvendo mecanismos para que a população tenha acesso a
qualidade de vida e bem-estar.
“Vamos somar os esforços para que o vicentino possa desfrutar de um espaço bonito e iluminado, realizando suas caminhadas à luz do dia e, também, à noite”, completou o prefeito Kayo Amado.
Paralelamente à obra do canal - já concluída -, a Avenida Eduardo Souto também passou a ser reurbanizada, com pavimentação, novas calçadas e iluminação. O processo está em fase final, com 95% dos serviços executados.