A Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag), em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), promoveu uma imersão profissional em trabalho de campo de uma turma de 25 estudantes do curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas (GPP) entre os dias 1 e 6 de dezembro em São Vicente. Por meio da disciplina optativa “Unicidade”, a principal universidade acadêmica e o poder público vicentino promoveram um uma formação para futuros gestores públicos, que retornaram para São Vicente benefícios na forma de aporte técnico e científico na gestão municipal.
Foram seis dias de intenso trabalho em campo, precedidos por 7 aulas preparatórias. Estudo, reflexão, conceitos de planejamento e articulação institucional foram trabalhados em sala de aula para preparar a turma para o desafio de atuar profissionalmente por uma semana dentro dos órgãos da prefeitura municipal e somar para São Vicente em forma de entregas de impacto e inovação.
“O Unicidade é uma plataforma de ensino e extensão que permite aos nossos estudantes uma experiência diferenciada na formação”, explica Fernando Coelho, docente criador da disciplina. “Tivemos ao longo dos últimos 13 anos experiências em municípios de pequeno porte do interior paulista, e neste ano fizemos algo ousado, que foi levar os nossos estudantes para um desafio mais complexo em uma cidade grande como São Vicente, e isso nos trouxe aprendizados inestimáveis. O prefeito Kayo Amado e a secretária Talita, que são egressos do nosso curso, foram muito felizes em topar participar dessa experiência conosco”, ressalta o professor Coelho.
O trabalho de campo dos estudantes foi coordenado pela secretária municipal de planejamento e governança Talita Correa, também egressa de GPP. A equipe foi dividida em 3 equipes, que se debruçaram sobre objetivos que envolveram avaliação e aprimoramento de projetos municipais de grande impacto; sistema informatizado de indicadores; e articulação intersetorial e governança das políticas de ação e justiça climática, essa última em parceria com o Coop Clima, projeto executado em São Vicente apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O estudante de GPP Rodrigo de Castro ressaltou o valor de ver de dentro a dinâmica de trabalho das pessoas que fazem a gestão pública e também o acolhimento organizado da equipe da SEPLAG e também de outras secretarias do município. “A teoria é muito importante e nos dá a base, mas colocar a mão na massa em questões reais, cotidianas, com mentoria de quem vive a gestão pública há anos e já enfrentou inúmeros desafios, nos leva a outro nível. Isso sem contar a acolhida do pessoal que fez com que nos sentíssemos muito à vontade. Tenho certeza que após essa semana, eu e meus colegas saímos de São Vicente como gestores melhores para o futuro”, destaca.