Desde a retomada do Programa Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM), em 2022, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), tem proporcionado transformações significativas na vida de centenas de munícipes. Com um total de 520 entregas realizadas até o momento, o programa promove acessibilidade, reabilitação plena e, principalmente, inclusão social.
Entre os anos de 2022 e 2025, foram entregues 179 cadeiras de rodas infanto-juvenis, cadeiras higiênicas, carrinhos posturais adaptados, 95 próteses, calçados adaptados, palmilhas sob medida, e 210 órteses de membros superiores e inferiores, além de andadores, muletas e bengalas. O programa, que faz parte de um esforço contínuo da Sesau em promover a acessibilidade para pessoas com deficiência, não apenas entrega equipamentos, mas muda vidas.
Um exemplo disso é a história de Creusa Gomes dos Santos e seu irmão Djalma Gomes dos Santos, atendido pelo Reabilitar I. Djalma, após a amputação de ambos os pés e das pernas, passou a usar uma cadeira de rodas convencional durante três anos. Quando recebeu a ligação avisando sobre a entrega de uma cadeira de rodas motorizada, a emoção foi imediata.
Creusa relatou: "Quando recebemos o telefonema para vir buscar o novo equipamento, não conseguimos nem dormir. A cadeira motorizada vai transformar completamente a vida dele. Agora ele vai poder se locomover sozinho, fazer suas atividades. É um presente que não tem preço."
Djalma, com a voz emocionada, completou: "Essa é minha primeira cadeira motorizada. Nunca imaginei que poderia ter uma. Hoje eu já fui até o banheiro sozinho, andei até o fim do corredor. Estou aprendendo aos poucos. Estou muito feliz, muito agradecido”.
A secretária da Saúde, Michelle Santos destacou a importância do programa: “A retomada foi um momento de grande satisfação para todos nós. Ver a alegria e a transformação na vida de crianças, jovens, adultos e idosos que recebem esses equipamentos é indescritível. Sabemos o quanto a possibilidade de uma locomoção mais digna pode melhorar a qualidade de vida, proporcionando a autonomia e inclusão. Estamos comprometidos em oferecer soluções que realmente façam a diferença, e é uma honra poder contribuir para a mudança da realidade de tantos munícipes”.
Desafios e Avanços
A retomada do programa, que foi interrompido em 2012 e novamente iniciado em 2022, não foi uma tarefa fácil. A principal dificuldade encontrada foi a falta de recursos. No entanto, graças à mobilização política e ao apoio de emendas, a Secretaria da Saúde conseguiu dar início ao processo licitatório e retomar a entrega dos equipamentos.
"O principal desafio para a retomada foi a falta de recursos. Conseguimos dar início ao processo licitatório e retomar o programa somente quando tivemos a disponibilidade de recursos através de emendas. Inicialmente, contamos com emenda de vereador e, posteriormente, com emenda de deputado federal”, destacou o coordenador de Reabilitação Física e Respiratória, Rodrigo Januário Ferreira.
O coordenador ainda comentou sobre a expectativa para 2026: "Como trabalhamos com uma fila de espera, nossa expectativa é que, em 2026, consigamos atender todos os pacientes do ano e, assim, reduzir o tempo de espera. A pandemia causou alguns atrasos nas entregas, mas neste ano conseguimos avançar bastante. No ano que vem, esperamos atender os remanescentes de 2025 e já começar a entrega para os pacientes de 2026”.
Acesso ao Programa e Impacto na Vida dos Pacientes
O Município conta com três centros de reabilitação, onde pacientes com deficiência física, neurológica ou amputações, acima de 12 anos, são atendidos. São eles: Reabilitar I (área insular) e II (área continental), e o Centro de Reabilitação Física Infantil São Camilo, este último dedicado a crianças de até 12 anos. O acesso ao programa é feito através do encaminhamento da rede de atenção primária, de urgência e emergência ou da especializada, e os pacientes passam por uma avaliação multidisciplinar que identifica as necessidades individuais para, em seguida, realizar o processo de medição, confecção de moldes personalizados, provas, ajustes e, finalmente, a entrega dos equipamentos.