Com relações cada vez mais estreitadas, as forças de segurança de São Vicente reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (19), no 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), para definir novas estratégias de reforço à segurança da população e prevenção a desastres naturais. O encontro reafirmou o apoio da Prefeitura e demais instituições, como a Defesa Civil do Estado e a Polícia Militar, para a realização do Estágio de Apoio à Defesa Civil de 2025, que será ministrado pelo exército de 12 a 21 de maio.
O apoio das entidades ao 2º BIL consiste na aplicação das técnicas e experiências adquiridas ao longo dos anos de trabalho, que serão passadas aos ministradores do curso, construindo, dessa forma, um ecossistema relacionado ao assunto, visto que, a partir disso, os oficiais do Exército - já devidamente capacitados - transmitirão esse conteúdo a toda a tropa, visando, dessa forma, fortalecendo os métodos preventivos. A ideia é que os profissionais estejam aptos para apoiar as demais forças de segurança em ocasiões extremas.
O secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno, enaltece o trabalho do Exército, destacando a importância desse estreitamento em prol da segurança da população. “A Unidade Militar tem muito a auxiliar não só o nosso município, mas a região e o Estado como um todo, através das suas aeronaves, maquinário e efetivo de tropa militar em ações de ajuda comunitária. Dessa forma, toda a população tem a ganhar, uma vez que teremos a força do Exército Brasileiro conjunto caso necessário”.
Participaram do encontro o Comandante Tenente Coronel, Leandro Castro de Góes Martins, representantes da Prefeitura, por meio da Sedos e da Defesa Civil, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, CPFL e Sabesp.