A Unidade Educacional Augusto de Saint Hilaire (Av. Martins Fontes, 1.000 - Catiapoã) promove a partir das 9h desta quinta-feira (18) um novo encontro do projeto “Eu TE Afeto”, com uma roda de conversa envolvendo mães atípicas e a fonoaudióloga Naira Rodrigues Gaspar, mestre em Ensino das Ciências da Saúde e ex-diretora dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (2023-2024). A especialista falará sobre “Pessoas com deficiência e direitos humanos: o que precisamos saber?”.
O Projeto Eu TE Afeto foi idealizado em 2024 pela professora Cláudia Regina Mafaldo, da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), logo após a primeira reunião do ano letivo com os responsáveis dos alunos com deficiência. Desde então, as mães atípicas participam de encontros periódicos, sempre com palestras, rodas de conversa, dinâmicas, atividades artesanais, entre outros. “O objetivo é proporcionar momentos de reflexão, compreensão de suas dificuldades e troca de informações, de forma a contribuir com conhecimentos e possibilidades referentes aos desafios, cuidados e direitos de seus filhos de forma assertiva”, aponta a docente.
Ao término de cada encontro, as mães preenchem uma ficha de avaliação, com possibilidade de comentários, críticas e sugestões para eventos futuros. Todo esse material gerará um portfólio, com registros de fotos e relatos de cada encontro.
A UE Augusto de Saint Hilaire atende cerca de 450 alunos, dos quais 21 com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), no Artigo 2º, considera “pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
Texto - Renato Pirauá