Realizada no mês de fevereiro com estudantes do ensino regular, a aplicação o Sistema de Avaliação para a Aprendizagem de São Vicente (SAASV) chega aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. Com o objetivo de diagnosticar o nível de aprendizagem, a prova segue até esta sexta-feira (21). No total, a avaliação atende 25.780 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da modalidade EJA.
“O SAASV é muito importante, pois norteia os fazeres pedagógicos da escola. Os resultados ajudam a identificar quais habilidades ainda não foram atingidas, possibilitando uma intervenção mais apropriada”, destaca a diretora da Unidade Educacional Antônio Pacífico (Jóquei), escola que aplicou a avaliação na quarta-feira (19) para aproximadamente 75 alunos.
A Secretaria da Educação (Seduc) detalha que a correção é feita por meio da plataforma Herby.
Correção com Inteligência Artificial - Desde 2023, as correções das provas do Saasv passaram a ser feitas com uso da Inteligência Artificial, fornecida pela Herby Vision, uma empresa suíça que utiliza a IA para facilitar o acesso de gestores e educadores. A parceria disponibiliza um método inovador de ação na correção e melhoria contínua das condições de ensino-aprendizagem. O acesso está em vigor em todas as escolas. A partir de uma foto no QR Code localizado na própria prova, o educador, gestor ou até o próprio estudante, consegue se conectar ao sistema, que corrige automaticamente o número de acertos da avaliação diagnóstica. Além disso, é possível monitorar os resultados para desenvolver um parâmetro de cada aluno, possibilitando, assim, traçar um índice de aprendizagem de cada Unidade Educacional.
Por - Renato Pirauá