“É melhor prevenir do que remediar”. O ditado tão popular entre as famílias brasileiras ecoa mais uma vez nesta sexta-feira, 25 de julho, Dia Mundial de Prevenção a Afogamentos.Por esse motivo, nesta semana, o Paço Municipal de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 384 - Centro) estará iluminado às noites cor azul.
A iniciativa, realizada em parceria com o Grupamento Bombeiro Marítimo (GBMar), visa alertar a população sobre os riscos dos afogamentos e ampliar a conscientização sobre as medidas de prevenção.
A iluminação especial ressalta a importância do engajamento de toda a sociedade na causa, buscando reduzir as estatísticas de mortes por afogamento, uma das principais causas de óbito acidental no Mundo. A ação simboliza também uma homenagem às vítimas e valoriza o trabalho de profissionais que atuam na prevenção e no resgate aquático.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2021, o Dia Mundial de Prevenção a Afogamentos é celebrado anualmente em 25 de julho. A data foi criada com o objetivo de chamar a atenção para o número alarmante de vidas perdidas em ambientes aquáticos e incentivar governos, instituições e a sociedade civil a adotarem ações de prevenção.
Estima-se que, globalmente, mais de 236 mil pessoas morrem afogadas anualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
As principais incidências são decorrentes da falta de habilidade de natação, desconhecimento das condições do local, uso de álcool e substâncias ilícitas, condições de saúde como doenças cardíacas e convulsões, e mergulhos em áreas rasas. Além disso, caso a pessoa apresente sintomas como câimbras e cansaço é recomendável evitar atividades marítimas.
Algumas práticas são indispensáveis.
- Evitar entrar no mar, rios ou piscinas sem saber nadar ou sem supervisão adequada.
- Preferencialmente alocar-se em áreas com presença de guarda-vidas.
- Respeitar as sinalizações e orientações dos bombeiros.
- Nunca deixar crianças sozinhas perto da água.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de nadar ou praticar atividades aquáticas.
Em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Por Nattan Frade Alves