No dia 31 de outubro, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o Dia Mundial das Cidades, uma data dedicada à reflexão sobre a importância do desenvolvimento urbano sustentável. Em São Vicente, o crescimento em diversos setores é projetado com base no passado, por meio dos investimentos já realizados, e no futuro, com a continuidade do Plano SV 500 Anos, programa que visa colocar o município em um novo patamar de desenvolvimento até 2032.
Assim como muitas cidades ao redor do mundo, São Vicente enfrenta desafios urbanos complexos, como a necessidade de aprimorar a infraestrutura, reduzir desigualdades sociais e proteger o meio ambiente. De acordo com um estudo nacional, mesmo sendo a 83ª cidade mais populosa do país, São Vicente ainda figura na 4.822ª posição em financiamento municipal, entre mais de 5 mil municípios. Nesse contexto, o Dia Mundial das Cidades representa uma oportunidade para discutir soluções inovadoras e colaborativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, otimizando recursos e fortalecendo políticas públicas.
Desde 2021, A Primeira do Brasil avançou 21 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios, com destaque para o setor da Economia, que cresceu 102 posições. No campo do desenvolvimento urbano, a cidade conquistou reconhecimento nacional, com a Orla do Gonzaguinha premiada entre os três melhores locais para caminhada do Brasil. Outras melhorias incluem a revitalização do Deck dos Pescadores, do Memorial dos 500 Anos, da Praça 21 Irmãos e Amigos (Itararé), do Parque da Juventude (Humaitá), da Lagoa do Quarentenário e o início das obras da Base Turística do Itararé.
Também foram entregues importantes equipamentos públicos, como a Fonte das Crianças, a maior fonte interativa da Baixada Santista, a Nova Orla do Gonzaguinha, o Píer dos Apaixonados, o Píer do Pelé, o Parque da Juventude e o lançamento do Projeto CRIAR (Cursos de Formação Cultural).
Nos últimos cinco anos, São Vicente apresentou também avanços expressivos na economia, com a redução do tempo médio para abertura de empresas de mais de três dias para menos de 24 horas, além de um crescimento de 60% nos empregos da construção civil, superando a média estadual e nacional de 35%. O município também se destaca como a cidade com maior valorização imobiliária da Baixada Santista, ocupando a 54ª posição no país, com crescimento de 3,26% em 2025.
Em outro tópico levantado pela data, o Meio Ambiente é um tema de atenção do município, através das escolas azuis por exemplo, a educação ambiental Oceânica é desenvolvida nas unidades educacionais, projetos como o "Marecraft" e a Gincana Sustentável, utiliza de aparatos socioeducacionais ambientais para proporcionar desde pequeno o interesse de educadores e alunos na esfera ambiental.
Para o futuro, O Plano São Vicente 500 anos busca construir uma visão compartilhada de desenvolvimento para a Cidade. Essa iniciativa envolve uma colaboração ativa entre o poder público, o setor privado, instituições acadêmicas e a sociedade civil, garantindo que todos os segmentos da população estejam engajados na construção de um futuro comum e próspero para São Vicente.
Mais informações sobre O Plano São Vicente 500 anos através do site:
https://www.saovicente500anos.com.br/
Por Luis Gomes