A prevenção é essencial para garantir a segurança dos profissionais da saúde e, aliada a ela, está a imunização. Por isso, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou nesta quinta-feira (19), na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), o último dia de vacinação contra a dengue destinado aos agentes de combate às endemias (ACEs).
Ao todo, 69 servidores foram imunizados (38 na primeira etapa da ação e 31 no segundo dia). A vacinação ocorreu na própria unidade, com a aplicação de dose única produzida pelo Instituto Butantan, contribuindo para a redução do risco de contaminação e assegurando mais proteção aos profissionais que atuam diretamente na prevenção e eliminação de criadouros.
Para a ACE Dulcineia Ferreira da Silva, a prevenção é parte essencial do trabalho do agente de combate às endemias e, com ela, a vacinação. “Eu entro na casa das pessoas e tenho contato com a larva do mosquito; o risco é grande, e ter essa imunização faz com que eu possa trabalhar mais tranquilamente e em segurança”, explica a agente.
Já para Fernando Alexandre da Silva, a aplicação da vacina também é uma forma de proteger os munícipes. “Tomar a vacina e se imunizar faz com que mostremos a importância da prevenção. Somos porta-vozes no combate à dengue, e mostrar que também fazemos parte do público que deve ser imunizado ajuda a prevenir”, compartilha Fernando.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daniele Gimenes Martins, que esteve presente durante a aplicação, completa que imunizar quem está diretamente envolvido no combate à dengue é garantir mais segurança. “Eles estão sempre fazendo visitas em áreas com focos do mosquito Aedes aegypti, estão na linha de frente contra a propagação da doença, e a imunização contribui para um trabalho mais seguro desses servidores”, explica a coordenadora.
“Finalizar a imunização dos nossos agentes de combate às endemias é garantir mais segurança para quem está diariamente na linha de frente. Cuidar desses servidores é fortalecer toda a estratégia de enfrentamento à dengue no Município”, afirmou a secretária da Saúde, Michelle Santos.