Visando aprimorar os mecanismos de proteção aos vicentinos, a reunião de abertura do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) foi realizada nesta sexta-feira (28), na Associação Comercial e Empresarial de São Vicente (Parque Bitaru). Durante duas horas de encontro, autoridades das forças de segurança que atuam no Município discutiram propostas para estreitar ainda mais ações conjuntas, com o objetivo de tornar a Cidade mais segura.
Neste primeiro encontro, foi definido que as reuniões serão realizadas sempre às primeiras terças-feiras do mês (exceto feriados), na Câmara Municipal, a partir das 14h. Sugestões, ideias, debates e diversas pautas referentes à segurança serão discutidas em conjunto entre o poder público e munícipes.
Estiveram presentes representantes da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), da Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Penal, da OAB, dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), da Associação dos Guardas Civis Municipais da Baixada Santista e do gabinete do prefeito.
“Durante os encontros trataremos de várias pautas, voltadas às mulheres, aos grupos vulneráveis e a todos os vicentinos", afirmou o secretário municipal Silvio Damaceno (Sedos), que preside o Comsep, completando que através dessas conversas, o Conselho apresentará políticas públicas para levar ao Executivo. "Nossa perspectiva é, até o final do ano, evoluir muito na segurança de nossa Cidade, e poder contar com outros órgãos de segurança e com a população aqui conosco é fundamental para que o objetivo seja alcançado”.
Comandante da Guarda Civil Municipal e vice-presidente do Comsep, Rubens Goes descreve o impacto que ações como essa refletem no dia a dia do vicentino: “A partir dessas reuniões, conseguiremos ter um subsídio para criar um plano municipal de segurança pública e, para isso, os órgãos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública têm que estar coordenados e interagindo conjuntamente. A população só tem a ganhar, pois teremos maior coordenação e integração para que os serviços públicos e a segurança da população sejam atendidos a contento”.
Texto - Luis Gomes
Foto - Tadeu Filho