Artistas locais que têm poemas, textos, fotografias ou ilustrações autorais agora possuem uma excelente oportunidade de tirar seus trabalhos da ‘gaveta’ e levá-los ao público. Estão abertas as inscrições para as oficinas do II Propágulo Literário, projeto cultural que visa fomentar uma cena literária local, a partir da publicação de zines autorais - produções que possibilitam a expressão de ideias e sentimentos vinculados ao próprio autor. A iniciativa gratuita oferece 10 vagas para pessoas com 16 anos ou mais.
Os participantes terão a oportunidade de aprender todas as etapas de criação de um zine, uma espécie de livreto artesanal que pode abordar temas como arte, música, política e cultura. Ao final, cada artista receberá até 10 exemplares impressos gratuitamente de sua obra.
A oficina contará com três encontros presenciais. Os dois primeiros acontecerão nos dias 1° e 3 de julho, das 19h às 21h, na unidade de Oficinas Culturais (Rua Tenente Durval do Amaral, 72 - Catiapoã), e o terceiro será no dia 5 de julho, das 15h às 17h, na Associação Filhos de Aruanda (Rua Ibrahin Abdalla Set El Banat, 364 - Jardim Rio Branco). As inscrições devem ser feitas até as 23h do dia 30 de junho, por meio do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdCtePVv7rMdLDMItEKXKJckwjf1-i-QSYualUPfveMBialWg/viewform?usp=header
O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura.
“O Propágulo Literário é um projeto que busca estabelecer uma cena literária local e independente a partir da publicação de zines autorais. A proposta é dar visibilidade a narrativas locais, com intuito de tornar a literatura um segmento popular e representativo.
A partir das vivências e dos conteúdos das oficinas, os participantes poderão se aproximar dessa linguagem e ser orientados à publicação dos zines, que serão veiculados gratuitamente através do projeto”, ressalta o idealizador e responsável pela iniciativa, Dyego Ogeyd”.
Alexandre Rodrigues, Secretário de Cultura de São Vicente, ressalta a importância de projetos culturais como este. “A Política Nacional Aldir Blanc tem sido essencial para fortalecer o setor cultural em São Vicente, permitindo que projetos como o II Propágulo Literário saiam do papel e valorizem o trabalho de nossos artistas. Mais do que injetar recursos, essa política reconhece a cultura como profissão e garante que produtores culturais possam atuar com dignidade, gerando arte, renda e identidade nos seus próprios territórios”.