Reconhecida como polo comercial da Baixada Santista, São Vicente figura entre as 25 cidades do estado de São Paulo com maior número de contratações no mês de novembro de 2025, período que antecede a temporada mais aquecida do ano para a economia. A Primeira Cidade do Brasil ocupou a 21ª posição no ranking estadual, com mais de 320 admissões, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, em um universo de 645 municípios paulistas.
A conquista reflete a força e a diversidade do comércio vicentino, especialmente na região central da cidade, que concentra uma gama de estabelecimentos variados, como lojas de eletrodomésticos, vestuário, calçados, brinquedos e serviços. Durante o período de maior fluxo de consumidores — da Black Friday até o Réveillon —, a Prefeitura promove o fechamento do Boulevard Martim Afonso para veículos, transformando o espaço em um grande centro comercial a céu aberto, garantindo conforto e segurança para comerciantes e consumidores.
O secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Fernando Paulino, atribuiu os feitos balanço às melhorias estruturais pelas quais São Vicente vem passando:
"O eixo Centro-Praia é maior polo gerador de empregos da Cidade. Por meio do programa São Vicente de Cara Nova, temos investido na revitalização urbana com novas calçadas, paisagismo, coberturas, iluminação e pontos turísticos. Isso, somado a legislações mais modernas, trouxe de volta a confiança do empresariado. O centro comercial da Cidade está se reerguendo com força e isso movimenta toda a economia, o que contribui consideravelmente para o aumento das contratações".
Desenvolvimento
Nos últimos anos, São Vicente tem recebido investimentos estratégicos voltados ao desenvolvimento urbano e econômico, por meio do programa São Vicente de Cara Nova, que vem revitalizando espaços públicos do eixo Centro–Praia. A iniciativa busca integrar comércio, turismo, cultura e lazer, tornando a Cidade mais atrativa para moradores, comerciantes e visitantes.
Entre os principais investimentos, está a reurbanização da Rua Martim Afonso, transformada em um boulevard com acessibilidade, conforto e mobilidade, além da instalação de uma nova cobertura ao longo de toda a via. No segundo semestre de 2025, teve início a segunda fase da reurbanização do Centro, com a reforma das calçadas no entorno da Praça Barão, contemplando as ruas XV de Novembro, João Ramalho, Frei Gaspar, Jacob Emmerich e José Bonifácio.
Ainda neste ano, a Praça Barão do Rio Branco também passará por revitalização, com novo paisagismo e melhorias de acessibilidade, ampliando a qualidade do espaço urbano e fortalecendo o ambiente comercial da região.
“Esse resultado é consequência de um investimento estratégico na região que concentra o maior fluxo de pessoas e a geração de empregos. Quando você caminha pelo Centro, percebe que tudo se conecta: atrativos turísticos como os píeres do Pelé e dos Apaixonados, espaços de lazer para as crianças, áreas de convivência na Orla do Gonzaguinha e um comércio aquecido, com conforto e opções variadas para quem compra e para quem empreende”, destaca o prefeito Kayo Amado.