Com o intuito de combater os impactos das mudanças climáticas observados nos últimos anos, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), FAPESP, Unesp e Unifesp, reuniu nesta terça-feira (18) cerca de 60 representantes dos setores público, privado, conselhos municipais e sociedade civil para a oficina Coop Clima de Mapeamento de Atores. Realizado na Associação Comercial, o encontro teve como objetivo mapear os atores para operacionalização das ações que podem ser implementadas diante dos recentes eventos climáticos extremos vivenciados pela população.
A oficina buscou reunir, de maneira criativa, e com metodologias participativas, os diversos setores para o desenvolvimento de estratégias e planos eficazes no enfrentamento às mudanças climáticas. Durante o evento, um dos temas centrais abordados foi a justiça climática, que, de forma política e ética, discute o combate às desigualdades sociais geradas pelos efeitos das alterações no clima.
“É fundamental que aproveitemos este momento para que todos compreendam o papel coletivo das instituições, e da sociedade civil, no enfrentamento às mudanças climáticas. Este ano estamos trabalhando em cinco eixos principais: mobilidade urbana, recuperação de áreas contaminadas, urbanização das comunidades, educação ambiental nas escolas e a implantação de núcleos comunitários de apoio e proteção e defesa civil”, explicou Mário Bueno da Silva, secretário-adjunto de Meio Ambiente e coordenador do projeto Coop Clima.
Além das discussões sobre as estratégias de mitigação, o projeto também visa criar uma frente parlamentar pela justiça climática no município de São Vicente.
A professora Vandilma Galindo, uma das participantes da oficina, ressaltou a importância do evento. “Tivemos um momento rico de diálogo, troca de ideias e reflexões. Espero que as pessoas vejam a conexão entre os diversos envolvidos e compreendam que todos são corresponsáveis por qualquer ação que tomemos. Ninguém faz nada sozinho, por isso, acredito que esta seja uma oportunidade única”.