Com o objetivo de acolher pessoas em situação de rua e reforçar a segurança em pontos da Cidade, São Vicente realizou mais uma edição da “Operação Dignidade” nesta segunda-feira (24). As equipes de assistência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), além das forças de segurança da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar, promoveram atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como fiscalizações de combate ao tráfico de drogas e a ocupações irregulares. A ação resultou na detenção de um homem por falta de pagamento de pensão alimentícia e na retirada de mais de 26 toneladas de resíduos sólidos dos locais atendidos.
Durante a manhã, as equipes realizaram intervenções em pontos estratégicos, como o VLT Itararé, a Orla do Itararé, a Linha Vermelha e a Avenida Penedo. Em um desses locais, os agentes avistaram um indivíduo que, ao perceber a aproximação da guarnição, tentou fugir. Após a abordagem e a busca pessoal, foi constatado um mandado de prisão em seu desfavor por falta de pagamento de pensão alimentícia. O homem também portava substâncias ilícitas e foi encaminhado às autoridades policiais para as devidas providências.
Os locais atendidos também receberam a equipe da Sesp, responsável pela remoção de mais de 26 toneladas de resíduos das vias públicas. Diversos tipos de materiais orgânicos, recicláveis e não recicláveis foram retirados. Mesmo com o trabalho contínuo do poder público para despoluir áreas críticas, o acúmulo de lixo ainda compromete a qualidade de vida da população.
Vale ressaltar que a conservação dos espaços públicos é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e os cidadãos que utilizam esses locais.
“A Operação Dignidade representa muito mais do que uma ação integrada, ela é um compromisso permanente do Município com a dignidade humana e com o cuidado às pessoas em situação de vulnerabilidade. Nosso objetivo é oferecer assistência social aos moradores de área livre, garantindo acolhimento, encaminhamento para os serviços de saúde e orientação para que possam iniciar um processo de reconstrução de suas vidas. Ao mesmo tempo, promovemos a limpeza, a ordenação e a revitalização dos locais atendidos, reforçando a sensação de segurança tanto para as pessoas assistidas quanto para toda a comunidade do entorno. Ações como essa demonstram que a política pública é mais eficiente quando une acolhimento, responsabilidade social e cuidado com o espaço urbano, sempre com foco na proteção da população e na promoção da cidadania”, reforça o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.
Por Luis Gomes