A evasão escolar tem sido um grande desafio em todo o País, impactando no futuro dos nossos jovens e, até, no desenvolvimento do Brasil. Diante desse cenário, a Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) intensifica o combate a essa problemática através de reuniões estratégicas de Busca Ativa, reunindo professores, coordenadores e gestores. O objetivo central é fortalecer a frequência dos alunos e enfrentar as causas do abandono, assegurando que todos os estudantes permaneçam em sala de aula e recebam o suporte necessário para concluir sua jornada educacional. A iniciativa da Seduc reflete a urgência de ações coordenadas para garantir o direito à educação e construir um futuro mais promissor para os estudantes de São Vicente.
Durante o encontro, realizado na quarta-feira (26), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi enfatizada a importância de manter o monitoramento constante da frequência dos alunos. As ações em combate a Evasão escolar funcionam de forma intersetorial, com envolvimento da Secretaria da Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar e Diretoria Pedagógica, que intensificam as ações de apoio, buscando soluções.
Como parte das medidas implementadas, as escolas passarão a contar com um módulo auxiliar nos diários da Educação Infantil e Anos Iniciais, capaz de enviar informações referentes à frequência dos alunos para uma planilha externa. Este processo tem por finalidade facilitar a visualização e identificação de todos alunos infrequentes de cada escola. Desta forma, os gestores poderão acompanhar aqueles alunos que estejam com problemas de infrequência escolar.
Nayene Carmo, assessora pedagógica responsável pelo Núcleo de Busca Ativa Escolar, reafirmou a importância dessa reunião para a educação. “De forma coletiva, conseguimos sanar essas questões e detectar as falhas no processo. Isso nos dá a possibilidade de identificar os problemas e a partir daí, alinhar ações, envolvendo conselheiros e outros profissionais, para minimizar qualquer tipo de obstáculo e garantir que as crianças e adolescentes permaneçam dentro da sala de aula”, afirmou.
O Município segue comprometido em promover educação mais inclusiva e garantir que todos os alunos tenham acesso à escola, avançando na luta contra a evasão escolar, contando com a ajuda das educadoras, coordenadoras e equipes de gestão escolar.
Por - Samanta Mercadante