A Unidade Educacional Augusto de Saint Hilaire (Av. Martins Fontes, 1000 - Catiapoã) realiza às 10h desta sexta-feira (3) a inauguração da Sala de Leitura “Arthur Barros”. O evento contará com a presença de alunos, professores e convidados especiais.
O novo espaço foi criado com o objetivo de estimular o hábito da leitura entre crianças e jovens, além de promover o respeito à diversidade. O nome escolhido homenageia Arthur Barros, jovem escritor e ilustrador brasileiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reconhecido pelo RankBrasil como o mais jovem autor autista do país a publicar um livro. Sua experiência literária é uma forma de compartilhar a visão de mundo e os desafios de uma pessoa no espectro.
Arthur lançou seu primeiro livro, “A Dona Corujinha”, aos 12 anos. A obra narra a história de uma coruja que descobre que é especial, assim como todos os outros animais. Para apoiar o talento do filho, seus pais criaram a ABarros Editora, responsável pela publicação de diversos de seus títulos, entre eles “O Canguru Elétrico”, ilustrado pelo próprio autor.
Além da escrita, Arthur atua como palestrante, compartilhando sua trajetória com o TEA, a literatura e a importância da inclusão. A criação de histórias se tornou sua principal forma de expressão, permitindo-lhe superar barreiras e se comunicar com o mundo, mostrando que pessoas com autismo são capazes de realizar grandes feitos.
A escolha do nome da sala foi realizada por meio de votação dos alunos, após palestra com três escritores da cidade: a educadora e escritora Regina Travassos, o próprio Arthur Barros e a professora da UE Lúcio Martins, Vania Andrade. O processo fez parte de um projeto voltado a promover consciência cívica e incentivar a participação ativa dos estudantes.
“Trata-se de um espaço para que os estudantes encontrem na leitura não apenas conhecimento, mas também inspiração para a vida”, destacou a assistente de direção da unidade, Patrícia Ramos.
.
Por - Renato Pirauá