Com o propósito de incentivar o protagonismo juvenil e a mobilização para ações que promovam a justiça climática, alunos de unidades educacionais de São Vicente estão participando da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A rede municipal de São Vicente aderiu à ação por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA - Seduc).
Nesta sexta-feira (27), as reuniões acontecem na UE Laura Filgueiras (Vila Mateo Bei), a partir das 10h15; e na UE Raul Rocha do Amaral (Ponte Nova), com início às 15h. Outras seis escolas vicentinas também se inscreveram: UE Lions Clube (Vila São Jorge), UE Caic Ayrton Senna (Humaitá), UE Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras), UE José Meireles (Quarentenário), UE Carolina Dantas (Catiapoã) e UE Antônio Pacifico (Jóquei Clube). Em pauta, a discussão sobre os impactos das mudanças climáticas em São Vicente e a importância da educação ambiental.
A edição da Conferência deste ano tem como tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. Os encontros seguem no decorrer de junho, e cada escola elegerá delegados para representar a cidade nas próximas etapas.
O objetivo é oferecer oportunidade para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º a 9ºano) a refletirem sobre as mudanças climáticas e propor soluções para transformar a realidade local.
A CNIJMA é uma realização do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério de Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Por - Renato Pirauá