O trabalho de Policiamento Ostensivo e Comunitário estende o apoio às forças de segurança e, consequentemente, amplia o suporte em prol do bem-estar da população. Pensando nisso, a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) passou por mais uma capacitação: o Curso de Patrulhamento Tático, realizado entre os dias 2 e 11 de abril em sua sede, abordando técnicas operacionais para a atuação policial dos agentes. O objetivo foi qualificar o trabalho dos profissionais de forma técnica, física, psicológica e tática.
Composto por agentes voluntários, o curso teve duração de 150 horas. Ao longo da formação, os agentes passaram pelas técnicas de conduta de patrulha, combate em ambiente confinado, ação em baixa luminosidade, técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, direção policial, Controle de Distúrbios Civis, gerenciamento de crises, técnicas de abordagem e atividades complementares
"O 2º CPT habilitou nossa Guarda para um procedimento mais efetivo das equipes táticas. Essa capacitação abordou diversas técnicas para o trabalho do agente de segurança no patrulhamento tático, o que contribuirá cada vez mais para o desenvolvimento do nosso trabalho e em prol da segurança da população", ressaltou o comandante da GCM-SV, Rubens Goes.
Também participaram do treinamento guardas municipais de Santos e Cubatão. Os treinamentos foram ministrados por instrutores de São Vicente, Guarujá, Cubatão, Jandira e Campinas.
Trabalho contínuo - A capacitação de patrulhamento tático dá sequência a um trabalho contínuo de fortalecimento das atuações da GCM-SV. A gestão municipal tem direcionado investimentos históricos na área da segurança, visando apoiar as forças de segurança, com entregas como o Centro de Controle Operacional (CCO) - sistema de monitoramento 24h -, radiocomunicadores com sistema de geolocalização 24h, armamento e coletes balísticos, entre outros. Além disso, a Guarda dispõe de um cronograma de estágio anual, buscando habilitar os profissionais nas diversas áreas de atuação.