Os mais de 38 mil estudantes da rede municipal de São Vicente participam, a partir de agora até o final do ano letivo, de uma grande campanha em prol do meio ambiente.
Com o tema “Cultura Oceânica - Um Olhar Sensível para o Oceano que Queremos”, a 4ª edição da Gincana Sustentável Solidária terá lançamento oficial na tarde desta sexta-feira (21). A cerimônia de abertura começa às 14h, no Lions Clube de São Vicente (Praça Vitória da Conquista, 5 - Vila São Jorge).
A ação, que faz parte do Programa Escola Verde Azul, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria da Educação (Seduc), está integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a serem cumpridos até 2030, ano que se encerra a Década do Oceano implementada pela ONU.
Os alunos de todas as escolas participam das diversas ações pedagógicas, lúdicas, responsáveis, participativas e solidárias, atuando com práticas sustentáveis voltadas à gestão de resíduos - como a coleta seletiva, reciclagem e a logística reversa dos materiais.
De acordo com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a ciência oceânica já possui competência para diagnosticar problemas, mas a sua capacidade de oferecer soluções de relevância direta para o desenvolvimento sustentável ainda exige esforços massivos. Daí o envolvimento das crianças e jovens por um mundo mais consciente e sustentável.
Alfabetização oceânica - A “Década do Oceano” tem como objetivo promover mundialmente a união de entidades civis e governamentais na discussão de soluções para a difusão da cultura do mar, proteção dos ecossistemas marinhos e a exploração sustentável dos oceanos. “Entende-se por cultura oceânica o conjunto de processos que promovam a alfabetização oceânica, ou seja, a compreensão dos princípios essenciais e conceitos fundamentais, que permitem conhecer a influência do oceano sobre nós e nossa influência no oceano”, afirma a assessora pedagógica da Seduc, Vandilma Galindo, uma das envolvidas na ação realizada em São Vicente. De acordo com a educadora, a Gincana busca contribuir para a formação de uma sociedade consciente, capaz de tomar decisões responsáveis sobre os recursos oceânicos e sua sustentabilidade. “Trata-se de uma forma de sensibilizar as pessoas, alertando sobre os impactos dos resíduos no meio ambiente”.
Parceria - Diante do contexto apresentado e comprometidos com essa questão, a Seduc, em parceria a UNESP campus do Litoral Paulista, busca desenvolver cursos de formação continuada para os professores da rede de ensino, oficinas, exposições e atividades pedagógicas como forma de aproximar e utilizar o conhecimento científico dos professores da universidade parceira, na formação dos professores e alunos de forma significativa e contextualizada, além da elaboração dos projetos em Cultura Oceânica nas unidades educacionais participantes e comunidades locais.
Além da presença de representantes da Unesp litoral, a abertura da Gincana contará com o IB/CLP/UNESP que atua em áreas de pesquisas voltadas para a Biologia Marinha e o Gerenciamento Costeiro, e dos parceiros PMANE - Programa Meio Ambiente nas escolas, Prolata Reciclagem, Japuí Gestão de Resíduos e Lions Clube São Vicente.
Por - Renato Pirauá