O município de São Vicente recebe, nos dias 19 e 20 de novembro, o projeto Caixola Recicla, realizado pelo Grupo Teatro a Bordo, com uma programação cultural gratuita voltada à educação ambiental e ao acesso à arte. As ações acontecem na Praça Brasília e em escolas do Parque das Bandeiras, na Área Continental.
A iniciativa incentiva reflexões sobre consumo consciente, reciclagem e reaproveitamento de materiais, utilizando como palco um contêiner reciclado e estrutura alimentada por energia solar. Todas as atividades são abertas ao público, com classificação livre e tradução em Libras nos espetáculos teatrais.
O projeto conta com o patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal. Em São Vicente, a circulação tem apoio da Secretaria de Cultura (Secult).
Desde 2015, o Caixola Recicla percorre diversas regiões do país promovendo ações que unem arte, sustentabilidade e participação comunitária. Na edição de 2025, o projeto já passou pelos Estados de Maranhão, Pará, Minas Gerais e Espírito Santo, além de municípios do interior paulista.
“O projeto reforça a importância de atitudes individuais na preservação ambiental e evidencia como a arte pode contribuir para sensibilizar a população sobre temas essenciais para o futuro das cidades”, afirma Douglas Zanovelli, ator e produtor do Grupo Teatro a Bordo.
A programação contempla cortejos de chegança, oficinas de reciclagem para estudantes da rede municipal, apresentações artísticas, sessão de cinema e dois espetáculos teatrais. As ações nas escolas têm caráter pedagógico, enquanto as atividades na Praça Brasília são abertas a toda a comunidade.