Inovador na Cidade, o Livro de Parto Digital, após quase dois anos de funcionamento, apresenta resultados positivos na gestão de dados da Maternidade Municipal de São Vicente. A iniciativa da Secretaria da Saúde (Sesau), idealizada por Cláudio Wolfgang Schöps Júnior, Cláudia Matsumoto Santos e Fabiana Maia Larsen, integra informações sobre partos, gestantes e recém-nascidos, tornando-as mais rápidas, precisas e acessíveis.
A proposta surgiu da necessidade de otimizar o processo de registro, que até então era feito manualmente. “O desejo das diretoras da unidade era poder acessar as informações de forma rápida e clara. Antes, os registros eram feitos à mão, o que poderia gerar falhas. Agora, com o sistema digital, temos dados atualizados de 2017 até este ano”, explicou Cláudio.
A estrutura do livro foi desenvolvida para manter a organização de um documento físico, mas com as vantagens da tecnologia. Criado com um formulário interativo, o sistema utiliza listas e campos padronizados pela diretoria técnica e médica, facilitando o preenchimento. Com mais de 70 indicadores, abrange dados da gestante, do parto e do recém-nascido, com acesso restrito a profissionais autorizados.
O desenvolvimento do projeto, porém, não foi simples. “À época, pesquisei bastante para encontrar referências de como fazer e não encontrei nada a respeito. O principal desafio foi escrever o código e subir para o servidor de hospedagem, pois não tive nenhuma ajuda de um programador experiente. Fiz tudo de forma autônoma”, comentou Cláudio.
Quem vivenciou de perto a transformação foi Jamillie de Cássia Palmeira, Enfermeira Responsável Técnica da Maternidade, que acompanhou a migração do sistema manual para o digital. “Com o livro digital, nós, enfermeiros, ganhamos muito em agilidade. O livro físico era extenso e exigia o preenchimento de duas folhas por paciente. O novo sistema trouxe maior segurança, pois as informações são claras, legíveis e organizadas. Para a gestão, é uma revolução, pois conseguimos acessar indicadores em tempo real, com dados sobre o quantitativo de partos, tipos de parto e muito mais, de forma rápida e acessível em qualquer lugar”, destacou Jamillie.
Por Guilherme Gebara