Cinquenta alunos do 9º ano da Unidade Educacional Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras) receberam na manhã desta quinta-feira (31) certificados pela participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em maio. Entre os destaques, o jovem Ryan Mateus Guimarães teve desempenho de destaque, sendo agraciado com medalha de prata, com nota 8,4.
“Fiquei muito feliz em ser premiado. Gosto bastante de astronomia e creio que foi por isso que tirei uma boa nota. Estudei muito e agradeço à professora Giovanna, que teve uma grande participação no meu desempenho”, afirmou Ryan, citando a docente de ciências. “Desde o início do ano, apresento conteúdos referentes à astronomia para que os alunos se sintam preparados no momento da prova”, afirmou a professora Giovanna Emmerich.
Além dos certificados, os dez melhores colocados da escola foram presenteados com brindes temáticos da OBA.
A OBA é uma competição nacional realizada anualmente para estudantes de todas as idades, desde o ensino fundamental até o ensino médio. Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), o objetivo da OBA é incentivar o interesse pela astronomia, astronáutica e ciências em geral entre os jovens brasileiros.
Os estudantes respondem questões de múltipla escolha sobre astronomia e astronáutica, que variam em dificuldade de acordo com o nível escolar. Além de testar conhecimentos teóricos, a competição promove atividades práticas como observações de estrelas e experimentos com foguetes, produzidos com garrafas PET.
Os melhores colocados são selecionados para participar de competições internacionais de astronomia e ciências espaciais, como a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).
Por - Renato Pirauá