A primeira semana de outubro foi especial para alunos de seis escolas públicas de São Vicente, que tiveram uma aula prática sobre o Teqball, modalidade esportiva que está invadindo o mundo, com a plasticidade de mesclar o futebol e o tênis de mesa. O grupo interagiu com o time de campeãs brasileiras formado por Vânia Moraes, Letícia Luzurro, Ester Mendes e Paty Nardy. Este foi o primeiro contato deles com o esporte, que consiste em manter a bola em jogo, tocando-a em uma mesa curva. A modalidade será incluída nos Jogos Estudantis de São Vicente (JOESV), que acontece em novembro.
Participaram da aula prática os estudantes de 8º e 9º anos das Unidades Educacionais Pastor Joaquim Rodrigues (Náutica 3), Lúcio Martins (Vila Margarida), Lions Clube (Vila São Jorge) e Antônio Pacífico (Jóquei Clube), além das escolas estaduais Armando Victório Bei (Jóquei Clube) e Pastor Joaquim Lopes Leão (Bitaru), que cultivaram essa experiência única na quarta-feira (2), no Ginásio Poliesportivo Dondinho (Catiapoã).
Os alunos aprenderam as regras do jogo e fizeram exercícios com o auxílio das jogadoras profissionais, sendo observados pelos professores de educação física das respectivas escolas. “É muito importante termos essa oportunidade para eles conhecerem um esporte diferente, e para que seja divulgado nas escolas”, destacou Vânia Moraes.
Durante a oficina, foram utilizadas duas mesas profissionais, onde os alunos aprenderam e se divertiram, interagindo com as campeãs. “É muito legal poder ver um ambiente diferente e participar dessas atividades fora da escola”, comentou o aluno Enzo (14).
O evento foi uma verdadeira celebração do esporte e da convivência, promovendo não apenas o aprendizado, mas também a amizade e o espírito de equipe entre os alunos. A prática do teqball nas escolas contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras, concentração e trabalho em equipe, valores essenciais no esporte e na vida.
De acordo com a Secretaria da Educação, a iniciativa reafirma o esforço na promoção de atividades esportivas que incentivem um estilo de vida saudável e a inclusão de novos esportes no ambiente escolar. Com eventos como esse, a expectativa é de que mais jovens se interessem pela prática esportiva nas mais diversificadas modalidades.
As partidas podem ser disputadas individualmente ou em duplas. As regras são relativamente simples, mas a habilidade e a estratégia são fundamentais para vencer.
Texto - Nattan Alves
Foto - Cynthia Rocha