Ser mãe é, por si só, uma jornada cheia de desafios, descobertas e entrega. Para a vicentina Valéria da Silva Gonçalves, de 44 anos, essa missão ganhou novos contornos com a chegada de Lorenzo, em 2014. Diagnosticado com síndrome de Down, o menino transformou completamente a vida da mãe, que redirecionou sua rotina, carreira e sonhos, tudo para garantir ao filho o cuidado e a atenção que ele precisa.
À época, ela precisou abrir mão do emprego formal para se dedicar integralmente à criação de Lorenzo. Hoje, concilia os cuidados com o filho com a venda de doces e salgados, atividade que lhe permite estar mais presente no dia a dia do menino.
“Foi uma mudança difícil. Vivo na correria, procurando uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga, preciso acompanhá-lo nas aulas de natação. Tive que correr atrás disso tudo”, relata.
A rotina é intensa, exigindo atenção constante à saúde, à educação e à inclusão social de Lorenzo. Além disso, Valéria convive com sentimentos comuns a muitas mães atípicas: medo, frustração, preocupação com o futuro e, por vezes, negação. Mas, mesmo diante dos obstáculos, ela encontra forças no amor incondicional pelo filho.
“Os desafios que enfrento são intensos. Estou sempre na correria, cuidando das questões da escola, das terapias, buscando apoio profissional. Eu adaptei minha vida pelo Lorenzo. Trabalhava como operadora de caixa, mas, após o nascimento dele, tracei uma nova rota”
Hoje, Valéria e Lorenzo compartilham momentos únicos que fortalecem os laços nas piscinas do Jepom (Catiapoã), onde passam por aulas de natação, que contribuem significativamente na promoção de benefícios à saúde do garoto, como o desenvolvimento do equilíbrio, da coordenação motora, da interação social e da força muscular. “Ele ganha confiança porque vive esses momentos junto comigo”, diz Valéria.
Neste Dia das Mães, a história de Valéria nos convida a enxergar a maternidade em sua forma mais profunda, como um ato de coragem e entrega. Seu exemplo inspira não só outras mães atípicas, mas toda a sociedade, lembrando que o amor materno é uma força capaz de transformar vidas, abrir caminhos e enfrentar barreiras.
Neste Dia das Mães, ela deixa um recado inspirador para todas aquelas que dedicam seus dias e noites em amor pelos filhos. “É uma tarefa de muito amor. Para mim, ser mãe significa dedicação, se doar completamente. Apesar de ser cansativo, o carinho e o afeto são muito importantes, principalmente no meu caso. Todo dia é diferente, sempre tem algo novo para aprender nessa jornada como mãe”.
Por Nattan Alves