O leite humano é considerado um verdadeiro remédio para os bebês, pois fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de infecções e contribui para o desenvolvimento saudável e uma pequena quantidade já faz uma grande diferença.
Pensando na importância do alimento e, para incentivar a doação de leite materno, a Presidente do Fundo Social de São Vicente, Thaynã Amado, mãe da pequena Melissa, que nasceu no último dia 1, esteve no Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, que atende toda a região da Baixada Santista para fazer sua primeira doação:
“A doação do leite materno salva muitos bebês prematuros e às vezes, a gente não sabe disso. Uma gota de leite materno é muito valiosa para um bebê prematuro, pois, quando ele nasce, apenas 10 mls são suficientes para cada mamada. Para nós pode ser muito pouco, mas, pode salvar a vida de um bebezinho”, destaca Thay.
A primeira experiência como doadora foi simples e fácil, de acordo com a nova mamãe:
“Hoje eu consegui tirar 30 mls, foi a primeira vez, foi rápido, muito simples e muito fácil. Eu fico muito feliz e grata em poder contribuir com o meu leite materno para a alimentação e recuperação de outros bebês! Desde que a Melissa nasceu e iniciamos a amamentação, percebi que eu produzia muito leite. Então, fui pesquisar sobre como doar e fiquei contente em perceber que é muito fácil e simples”.
Como no caso de Thay, muitas vezes o leite produzido excede a necessidade do próprio bebê e pode ser doado para quem mais precisa. A doação é segura, voluntária e tem o poder de transformar realidades nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais, locais onde os recém-nascidos que precisam de cuidados especiais ficam para receberem uma atenção maior da equipe médica.
O Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro oferece todo o suporte para as mães de toda a Baixada Santista que desejam doar, desde a avaliação de saúde até o fornecimento de frascos esterilizados e a coleta domiciliar do leite. O processo é seguro, simples e repleto de significado.
Como doar:
Faça o cadastro no banco de leite, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Após isso, será realizada uma coleta de sangue para exames laboratoriais e as orientações e materiais para coletar o leite em casa serão fornecidas. Após a coleta, profissionais do Banco de leite retiram a doação em domicílio.